Visagismo na odontologia: entenda o que é e como aplicá-lo

Visagismo na odontologia: entenda o que é e como aplicá-lo

À primeira vista, o conceito que busca a beleza em todas as formas é uma arte que tem tudo a ver com a nossa realidade. O visagismo na odontologia busca reconstruir sorrisos que expressam a identidade, estilo de vida e personalidade do paciente. 

Em outras palavras, o visagismo trata da harmonização das características pessoais do paciente para realçar ainda mais a sua beleza exterior. E isso, consequentemente, afeta o interior e a autoestima. 

Continue a leitura e descubra a relação entre essa arte e a odontologia!

O que é visagismo?

O visagismo é uma arte que visa aperfeiçoar a beleza natural das pessoas, ou seja, evidenciar aquilo que torna a pessoa única, de acordo com as suas características e com que está se buscando.

De maneira geral, o conceito foi formulado pelo maquiador e cabeleireiro francês Fernand Aubry, em 1936. O profissional definiu essa arte como uma forma de conectar a imagem pessoal à personalidade de cada pessoa.

Só para exemplificar, vamos imaginar uma cirurgiã-dentista que fumou durante muitos anos. Os dentes amarelados provavelmente impactarão na credibilidade dos cuidados que ela pode oferecer para os pacientes, certo?! 

Dessa forma, o visagismo na odontologia ajuda a melhorar aspectos do rosto por meio de tratamentos odontológicos e deixá-lo mais harmônico.

Nesse sentido, é essencial procurar profissionais que entendam sobre a técnica, a fim de oferecê-la aos pacientes com excelência e garantir os melhores resultados.

visagismo na odontologia

Como aplicar o visagismo na odontologia?

Atualmente, as clínicas e consultórios odontológicos têm recebido cada vez mais pacientes preocupados com a estética dentária. 

Uma vez que “o sorriso é o nosso cartão de visita”, o cuidado e manutenção de uma boa saúde bucal impacta também a nossa autoestima. 

Confira algumas dicas para conhecer melhor o visagismo na odontologia e implementar esse diferencial na sua clínica:

A Estética Facial e o sorriso

O Visagismo é um ótimo aliado da Odonto. Afinal, para buscar um rosto mais harmônico há diversas técnicas que devem ser realizadas em uma clínica ou consultório odontológico. 

Existem algumas especialidades que podem contemplar tal arte:

  • Dentística;
  • Ortodontia;
  • Implantodontia; 
  • Protética.

No entanto, a personalização de um sorriso exige ampla análise do dentista, extra ou intraoralmente.

Dessa forma, o dentista precisa de uma série de fotografias intra e extraorais, além de modelos das arcadas dentárias para definir o melhor plano de tratamento com as necessidades do paciente.

Assim, com essas informações em mãos, os cirurgiões-dentistas têm o direcionamento para corrigir alguns problemas em relação ao sorriso, como:

  • Ausência de dentes;
  • Arcada com tamanho desarmônico à face;
  • Dentes curtos, desalinhados, fraturados ou com manchas.

Atendimento humanizado

Acima de tudo, o atendimento humanizado busca dar mais tranquilidade aos pacientes, oferecendo um atendimento diferenciado e de qualidade.

Além disso, ao construir uma boa relação e acolher o paciente, ele se sente mais seguro com o seu trabalho e mais à vontade para opinar nas estratégias do visagismo.

Como dissemos lá no início, a técnica deve ser bem elaborada e estudada para a plena harmonia da face. Qualquer mínimo erro pode levar a resultados ruins.  

Por isso, na primeira consulta faça uma pequena avaliação sobre os seguintes pontos:

  • O que o paciente está buscando;
  • Quais são as suas necessidades;
  • O que atualmente o incomoda em sua face;
  • O que ele está proposto a se submeter;
  • E outras questões necessárias para o sucesso do tratamento.

A partir disso, elabore um plano de ação com o seu paciente. Esse plano deve conter a lista de exames que precisam ser feitos, quais os tratamentos e em quanto tempo os resultados aparecerão. 

É muito importante que todos os pontos estejam bem claros para que as expectativas de ambas as partes estejam alinhadas.

Tenha esse diferencial em sua clínica ou consultório

Ao trabalhar com o Visagismo, você oferecerá um diferencial aos seus clientes, incluindo novas técnicas. Contudo, isso depende de muito estudo e aprimoramento diário.

Atualmente, o mercado da Estética tem crescido exponencialmente e, ao lado disso, vem o visagismo na odontologia, transformando sorrisos com benefícios incalculáveis ​​na vida pessoal, familiar e social.

Por isso, converse com os dentistas da área e até aqueles que estão se destacando nessa arte para que você também possa, cada vez mais, entrar no meio. O dentista, quando se propõe ao novo, não tem nada a perder!

Dica Extra: Divulgue aos seus pacientes o seu novo tratamento

Por fim, não esqueça de divulgar aos seus pacientes a novidade com uma campanha personalizada

Além de divulgar as principais novidades na sua clínica ou consultório, o recurso facilita o seu contato com o paciente e diminui o número de faltas nas consultas, uma vez que o paciente recebe uma alternativa para remarcar a consulta.

Com o Codental é possível manter uma relação próxima com o seu paciente, gerir a sua agenda de consultas e exames e ainda fazer o controle financeiro da sua clínica ou consultório.

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar a organização da sua clínica. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *