Tudo que você precisa saber para resolver gastos desordenados

Estar ciente dos processos setoriais de sua clínica odontológica é essencial para potencializar o negócio em um mercado de grande concorrência. Pensando na administração financeira, muitos dentistas empreendedores se assustam, pois quando o controle não é feito rigorosamente, os gastos são desordenados, surgindo despesas desnecessárias. Neste artigo mostraremos o que você precisa saber para resolver os problemas comuns de uma clínica.

O primeiro passo para aumentar a eficiência financeira é criar um planejamento. Neste momento, o dentista empreendedor terá certeza se a saúde do setor vai bem. Ao elaborar o plano, deve-se revisar mensalmente os detalhes de custos e melhorar o percurso conforme as metas. Lembre-se: ao mesmo tempo, você precisa prestar assistência de qualidade aos seus pacientes. Então, com base nisto, tome decisões de compras atreladas sempre ao real orçamento.

Como começar o planejamento?

  1. Resgate os gastos e lucros do ano anterior para projetar o seguinte. A ideia também vale para números mensais.
  2. Estabeça metas de crescimento que envolvam a equipe como um todo.
  3. Revise as despesas – pense no que é necessário e o que pode ser reduzido.

Mas o que são despesas?

Resumidamente, as despesas são de caráter geral com difícil vinculação aos produtos obtidos. Já os custos possuem a capacidade de serem atribuídos ao produto final. Para entender melhor, pense na seguinte pergunta quando revisar os números: “caso eu elimine determinado gasto, o rendimento do negócio será diretamente afetado?”. Se a resposta for afirmativa temos um custo, pois está ligado à produção, e ao contrário descobrimos uma despesa.

Com isso, serão cortados os consumos indiretos. Todavia, até os custos podem ser racionados de forma simples e inteligente. Gastos comuns e essenciais, como conta de água e luz, são minimizados na troca de lâmpadas econômicas, redução de água na cadeira de atendimento e lembretes de economia nos espaços coletivos e diminuição no número de impressões.

A Era Digital também está aí para ajudar!

Outro gasto habitual é com o telefone, que serve para confirmar horários e resgatar pacientes sumidos. Mas com tantas opções de comunicação, as pessoas preferem mensagens. E no mercado já existe um sistema odontológico que dispara recados via WhatsApp – o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado do mundo. Para você, dentista empreendedor, o recurso tem um acréscimo positivo: mantém o registro do que é dito ao paciente sobre o tratamento, caso precise para lembrar informações ou provas em questões judiciais, por exemplo.

No mundo empresarial tempo é dinheiro, e você não perderá nada se depender das novas ferramentas. Se antes sua secretária demorava muitos minutos para procurar fichas, agora pela metade do tempo ela encontra os dados utilizando um software odontológico. A equipe financeira também ganha autonomia, pois é possível controlar pelo sistema todo o fluxo de caixa – quanto cada dentista faturou, inadimplentes, valores a receber, a pagar e negociações.

Elaborar um plano de eficiência financeira, promover atitudes simples e inteligentes e cuidar de sua clínica contratando inovações tecnológicas, como o Codental, contribuirão com a resolução de seus gastos desordenados. Conte conosco nesta jornada!

Compartilhar

You May Also Like

About the Author: Ismael Azevedo

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *