Teleodontologia: o que é, como funciona e principais vantagens

Teleodontologia: o que é, como funciona e principais vantagens

Profissionais e instituições odontológicas precisam ficar de olho nas tendências do setor, de modo a manterem-se competitivos e atualizados. Neste sentido, um conceito se sobressai, o de teleodontologia

Ele diz respeito ao uso de tecnologias para fins assistenciais, educacionais, gerenciais, entre outros, com aplicabilidade específica no setor odontológico. Como resultado, o negócio ganha com atendimentos mais qualificados e ágeis. 

No texto abaixo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o tema, como principais aplicações, regulamentação, entre outros. Continue a leitura e fique por dentro! 

O que é teleodontologia? 

O conceito refere-se à aplicação de tecnologias de informação e comunicação na odontologia. Estes recursos são utilizados com o intuito de simplificar o acesso e a troca de informações no setor. 

Além de aprimorar a qualidade dos serviços, a teleodontologia também democratiza a assistência odontológica, com recursos que possibilitam o acesso até às áreas mais remotas. 

O uso de tecnologias na odontologia está ainda mais em alta nos últimos meses, principalmente devido à pandemia de COVID-19. Uma vez que o isolamento social é a medida mais eficaz para contenção do coronavírus, foi preciso buscar alternativas para minimizar essa limitação e, neste caso, a solução foi a teleodontologia. 

Aplicações da teleodontologia

Como apontado acima, a teleodontologia pode ser aplicada em diferentes etapas do atendimento odontológico. 

A aplicação de tais práticas deve seguir as orientações regulamentadas pelo Conselho Federal de Odontologia. Em um documento sobre teleodontologia, elaborado em caráter emergencial no período da pandemia (mas com validade permanente), o CFO indica quais e como devem ser realizadas essas aplicações.

Entenda melhor a seguir. 

Telemonitoramento

É o acompanhamento remoto de pacientes no intervalo entre as consultas. Portanto, neste caso, o paciente já encontra-se em tratamento e recebe apenas orientações pontuais à distância. 

Para a realização da prática, é obrigatório que haja registro em prontuário de toda e qualquer atuação realizada neste formato. 

Teleorientação

Atendimento à distância realizado pelo cirurgião-dentista com o objetivo único e exclusivo de identificar, por meio de questionário pré-clínico, o melhor momento para a realização do atendimento presencial

Teleinterconsulta 

É a troca de informações e opiniões entre profissionais, com o intuito de aprimorar os serviços prestados. Portanto, aqui, a tecnologia é o meio que possibilita o contato entre dentistas de diferentes regiões. 

Teleducação

É a prática mais comum na teleodontologia e diz respeito ao uso de tecnologias como meios de capacitação profissional. Ela acontece, por exemplo, quando dentistas utilizam a internet para tirar suas dúvidas a respeito de uma nova técnica ou para a participação em seminários online. 

Quando é permitido realizar consultas à distância? 

A odontologia online é uma realidade em diferentes níveis da atuação profissional. Contudo, há limitações quanto à realização de consultas remotas. 

De acordo com o CFO, é vedada a prática, mediada por tecnologias, para fins de consulta, diagnóstico, prescrição e elaboração de plano de tratamento odontológico.

A resolução 226/2020, elaborada em caráter emergencial, indica quais atendimentos podem ser realizados à distância. São eles: 

  • Pré-triagem;
  • Atendimento de pacientes que já estão em tratamento e estão impossibilitados de retornar ao consultório;
  • Esclarecimento de dúvidas em casos de desconforto durante o tratamento; 
  • Monitoramento após finalização do tratamento; 
  • Acompanhamento de pacientes em uso de alinhadores ortodônticos; 
  • Avaliação de quadro de clareamento dental;
  • Orientação a respeito de higiene bucal.

Leia também: Gestão de consultório odontológico: 7 dicas para um bom gerenciamento

Como deve ser realizado o atendimento odontológico à distância? 

O atendimento realizado via teleodontologia deve constar, obrigatoriamente, na ficha clínica do paciente. No entanto, o CFO permite que, durante esse período de pandemia, a comunicação realizada entre paciente e cirurgião-dentista seja documentada em plataformas como e-mail e WhatsApp. 

É importante deixar claro que não é permitido a prescrição de receitas à distância. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, já está em desenvolvimento uma plataforma virtual com certificação digital que possibilitará a verificação segura das assinaturas dos profissionais. Porém, por enquanto, a prática é proibida. 

Principais vantagens do uso de teleodontologia 

A tecnologia chegou para revolucionar a Odontologia em diversos níveis, com o objetivo de tornar os tratamentos dentários confortáveis, rápidos e precisos. 

Portanto, a aplicação destes recursos na rotina de clínicas odontológicas vai contribuir para o aprimoramento dos serviços e, consequentemente, para atração e fidelização de pacientes. 

Isso não significa que ela vai substituir o atendimento presencial, afinal, a odontologia é uma área essencialmente intervencionista. Porém, o conceito chega para complementar e qualificar ainda mais os serviços prestados.

Listamos abaixo mais alguns dos benefícios alcançados com o uso da teleodontologia. 

  • Aumento da produtividade no consultório; 
  • Redução de custos; 
  • Mais conforto e conveniência para os pacientes; 
  • Agilidade de atuação em casos emergências; 
  • Maior interação entre profissionais, o que possibilita diagnósticos e tratamentos mais ágeis e precisos; 
  • Atendimento odontológico acessível a áreas remotas. 

Leia também: Prontuário eletrônico odontológico: quais suas principais vantagens?

Modernize seu consultório com a Codental!

Agora que você conheceu o conceito de teleodontologia e os benefícios de tornar-se um dentista online, temos uma dica extra para você: o uso de softwares odontológicos

Plataformas como a Codental são reflexos da evolução da tecnologia e estão contribuindo de forma significativa para a melhoria da rotina dos consultórios. 

Em nosso sistema é possível gerir a sua agenda de consultas e exames, fazer o controle financeiro e ainda manter uma relação próxima com o seu paciente. Uma solução simples que vai revolucionar o seu atendimento. 

Aproveite e experimente nosso software por 7 dias grátis.

Banner no artigo "Teleodontologia" para teste gratuito

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *