Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Dicas

Tecnologia na odontologia: como os avanços tecnológicos estão revolucionando o setor

Tecnologia na odontologia

De fato, a inovação tomou conta de nossas vidas, e a área da saúde não ficou de fora. No entanto, você sabe como a tecnologia na odontologia está revolucionando o setor?

De acordo com o site Mundo + Tech, na China a utilização de robôs para realizar implantes dentários nos pacientes se tornou uma prática comum. 

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

O país tem uma demanda de um milhão de implantes por ano. Contudo, não possui cirurgiões dentistas qualificados para suprir essa necessidade.

Assim, em setembro de 2017, um robô realizou sozinho o implante dentário de uma mulher. Pesquisadores criaram implantes em uma impressora 3D e o robô fez a cirurgia com margem de erro mínima.

Além disso, a tecnologia na odontologia alia as inovações, com o atendimento e a especialização dos profissionais para transformar a relação com os clientes.

Pensando nisso, vamos mostrar para você as principais inovações odontológicas em mais um conteúdo Codental! Boa leitura!

Tecnologia na odontologia: conheça as inovações que estão transformando o setor

Em suma, a tecnologia está revolucionando a odontologia para tornar os tratamentos dentários confortáveis, menos invasivos, rápidos e precisos. 

Dessa forma, é possível aprimorar a qualidade do seu serviço e, consequentemente, fidelizar e atrair cada vez mais clientes. 

Você tem usado a tecnologia ao seu favor? A Revista Psychology Today listou seis inovações que transformam o setor e que você pode procurá-los para a sua realidade:

1. Imagem Digital

Os avanços na tomografia computadorizada de feixe cônico oferecem exames de Raio X com mais velocidade e simplicidade. 

Além disso, a utilização dessa tecnologia garante mais segurança e bem-estar, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que operam os aparelhos, devido a diminuição das doses de radiação.

Contudo, essa inovação ficou popularmente conhecida graças a facilidade do design das imagens assistido pelo computador, podendo ser compartilhadas em tempo real com os pacientes, garantindo precisão nos procedimentos e resultados.

2. Materiais Modernos

Já que estamos falando de modernidade, as nanopartículas são ótimos exemplos! Afinal, elas podem ser usadas para procedimentos mais estéticos e também garantem durabilidade de implantes dentários.

3. Células-tronco 

A princípio, as células-tronco possuem uma grande capacidade de estimular a regeneração dos tecidos. 

Dessa forma, o uso está se popularizando na odontologia, pois facilita a regeneração dos tecidos gengivais ou da polpa dental em dentes danificados, o que evita procedimentos dolorosos aos pacientes.

4. Realidade Virtual

Em muitas áreas a realidade virtual está sendo bem aproveitada, e na odontologia não é diferente! Essa tecnologia é usada para controle eficaz de dores e ansiedade durante um procedimento de alta tensão.

5. Robôs

Como citamos no início do texto, os robôs chegaram para preencher a falta de profissionais qualificados, como no caso da China. 

No Brasil o cenário ainda é diferente. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), estamos no território com o maior número de dentistas do mundo.

Apesar disso, o desenvolvimento dessa tecnologia na odontologia vem crescendo e oferecendo técnicas mais precisas e menos invasivas. Vale ficar de olho!  

6. Cadeira odontológica

Bem como as tecnologias citadas anteriormente, uma cadeira odontológica moderna contribui no diagnóstico de apneia do sono e serve até de terapia ao paciente, por exemplo. 

Ainda mais quando um procedimento pode levar horas. Por isso, em alguns locais são implantadas TVs para que o paciente fique mais tranquilo e relaxado durante a consulta.

7. Inovação na gestão do seu consultório com a Codental! 

Por fim, temos uma dica extra para você: o uso de softwares odontológicos. Eles são realidade em muitas clínicas e também são reflexos da revolução da tecnologia na odontologia. 

A partir deles é possível realizar uma gestão de consultório odontológico completa: gerir a sua agenda de consultas e exames, fazer o controle financeiro e ainda manter uma relação próxima com o seu paciente.

Conforme a dentista Carolina Delboni destacou ao implantar o Codental em sua clínica, a cadeira quase nunca fica vazia: 

“Os lembretes via Whatsapp melhoraram significativamente no que diz respeito às faltas dos pacientes”. 

Ela ainda completa: “(O Codental) Me auxilia em todo o meu processo de atendimento de forma rápida e digital.”

Faça como a dentista Carolina e participe dessa mudança. Fale com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias

Banner no artigo "Tecnologia na odontologia" para teste gratuito

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.