Sobreviva ao fim do semestre com essas dicas

O fim de semestre para os estudantes de Odontologia não é fácil. São provas, trabalhos e aulas práticas que deixam qualquer aluno estressado. Mas não se apavore! Sobreviva ao fim do semestre com essas dicas do Codental. Boa leitura e bons estudos. As férias estão chegando!

Checklist

Em primeiro lugar, monte uma lista com todas as atividades que estão por vir, como provas e trabalhos. Nessa relação coloque também os prazos para se ter uma noção clara da quantidade de tarefas a serem feitas, ainda que as mais simples. A organização surte um efeito além do desejado na rotina de dentistas formados ou não.

Priorize as atividades

Depois de montar a lista com todas as atividades a serem feitas, estabeleça quais dessas são as suas prioridades. Tome como partida aquelas que estão no limite dos prazos. Afinal, se você quer se dar bem no fim do semestre, terá que fazer tudo ou quase tudo solicitado pelos professores.

Contudo, ao priorizar as atividades, não se apavore se os prazos estão muito apertados. O cronograma diário deve ser plausível, respeitando seus limites e outras demandas externas, como academia. Ao criar um cronograma com mais tarefas do que tempo para executá-las, você vai acabar se estressando e, consequentemente, será pior o fim do semestre.

Dependa de si mesmo

Tem um trabalho em grupo dentro dessas tarefas? Que tal ser a pessoa que dá o pontapé inicial na execução da atividade? Sobreviver ao fim do semestre é pensar em você e nos seus estudos. Portanto, adiante o que está ao seu alcance. Dessa forma, se os seus colegas ainda não começaram suas partes, podem ficar até motivados com o seu comprometimento.

Não se afobe

Pode parecer bem difícil não se afobar, ainda mais depois de priorizar as atividades e ver que é uma corrida contra o tempo – literalmente. Mas pense que todos os dentistas que admira passaram em algum momento por isso e ainda passam. Perder o sono não contribui em nada, só piora. Sobreviver ao fim do semestre é ter foco e disciplina.

Descanse

Dito isso, nossa outra dica é: aproveite os momentos de descanso. Pode ser até absurdo pensar e falar nisso enquanto que o resto está quase desabando. Mas é muito real! Sobreviver ao semestre exausto não é o melhor caminho porque, dessa forma, você não aprende. São nos momentos de descanso que se pode assimilar o que está aprendendo.

Estipule pausas para descansar. É importante relaxar de vez em quando e evitar estresses. Também não é aconselhável usar estimulantes e cafeína em excesso, pois o sono é essencial para se manter o bom rendimento. Continuar na academia, caso faça, ou aqueles que são mais adeptos das caminhadas ao ar livre também são ótimas formas de ocupar o tempo livre. Há estudos que comprovam que atividades físicas aumentam a atividade cerebral, o que possibilita a fixação dos conteúdos do semestre.

Sobreviva ao fim do semestre com essas dicas. Pode ser mais tranquilo do que parece, viu?!
Tem outras dicas? Compartilhe conosco!

You May Also Like

About the Author: Maria Carolina

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *