Site odontológico: descubra a importância de ter um e como administrá-lo

Site odontológico: descubra a importância de ter um e como administrá-lo

Além de oferecer os melhores cuidados com a saúde bucal, o dentista e a equipe do seu consultório precisam de canais para se comunicar e atrair novos pacientes. Por isso, a importância de contar com um bom site odontológico.

Por muito tempo, quando uma marca era lançada no mercado, bastava o boca a boca para os clientes aparecerem. Contudo, hoje, na Era Digital, que transformou os relacionamentos, negócios e a vida, o marketing por indicação teve a sua eficácia reduzida.

Por outro lado, o mundo online abriu as portas para uma captação ainda mais veloz e qualificada do público.

Dessa forma, sites, redes sociais, serviços e sistemas como o Codental tornaram-se ferramentas essenciais para se relacionar com os clientes e atrair novos pacientes. 

Ainda tem dúvidas do valor do site odontológico para o seu consultório? Então, te convido a acompanhar este texto que eu e a equipe do Codental preparamos especialmente sobre o tema!

A importância de ter um site odontológico

site para dentistas

O site é o principal ponto de acesso dos pacientes às informações da sua clínica ou consultório no âmbito digital.

Da mesma forma que você chegou a este texto em busca de mais informações sobre site para dentistas, o seu futuro paciente está online e em busca dos serviços da sua clínica.

De acordo com a plataforma Doctoralia, que conecta pacientes e profissionais da saúde, dos mais de mil usuários entrevistados, cerca de 90% recorrem à internet para esclarecer dúvidas. Destes, 73% acreditam fielmente que o meio os auxiliam a seguir ideias assertivas. 

Ao mesmo tempo, um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite, de janeiro de 2021, aponta a existência de 4,66 bilhões de usuários na rede.

Se no planeta existe, segundo estimativas de julho de 2020, uma população global de 7,8 bilhões de pessoas, então mais da metade do mundo está ligado na rede.

Por isso é tão importante ter um site odontológico profissional, é nele que o paciente buscará a sua história, tratamentos oferecidos, qualificações, depoimentos, resultados alcançados e os meios para contatar seu consultório.

Além disso, mesmo que inconsciente, estamos sempre analisando a qualidade em cada detalhe e, claro, isso se estende ao seu paciente.

Portanto, ao decidir criar o seu site, faça inicialmente um estudo de referências que te agradam, bem como os exemplos que você não quer utilizar no seu canal digital. 

Esse passo vai te ajudar a estruturar o visual do site odontológico de acordo com a personalidade da sua clínica ou consultório e que dialogue com o seu público-alvo. 

Utilize o site odontológico ao seu favor

Desde já, fica evidente que os profissionais devem ser aliados das plataformas. Afinal, montar um site odontológico é pensar na sua vitrine virtual. 

Mais do que uma forma de divulgação, ele é o mediador e primeiro contato com novos pacientes

Listamos as principais dicas para você começar a estruturar o site do seu consultório hoje mesmo: 

Como criar um site odontológico?

Basicamente, para que você possa ter um site, você precisa de:

  • Domínio – em resumo, é o nome do site. No caso do Codental, por exemplo: www.codental.com.br.
  • Hospedagem – local onde o site fica disponível para ser visitado. Em outras palavras, você paga para tornar seu site ON na web.
  • Programação do site – toda a parte estrutural e visual do seu site. Geralmente, exige o apoio de uma equipe especializada para otimizar as funcionalidades e editar os códigos de programação.

Hoje em dia, existem opções simplificadas para construir um site sem se preocupar tanto com cada um desses tópicos, como o Wix, GoDaddy e Squarespace, por exemplo.

Quais as principais informações para adicionar no site? 

consultorio-odontológico-na-internet

Quem sou eu

O cirurgião-dentista e a equipe odontológica precisam conquistar a confiança das pessoas on e off. 

Sendo assim, tenha uma aba específica na página para o perfil profissional. Acrescente foto, formação, experiências, métodos de trabalho e número de registros.

Serviços

Além de conhecer você e sua equipe, é importante que conste um catálogo de trabalhos para gerar ainda mais confiança. 

Por isso, identifique todos os tipos de procedimentos realizados e adicione-os em seu site. 

Um grande diferencial é relacionar as atividades com a cobertura dos planos de saúde. Assim, o paciente saberá de imediato se a sua necessidade está assegurada.

Vamos conversar

Agora que o paciente conhece mais sobre você e as especialidades atendidas pelo seu consultório, o próximo passo é entrar em contato com os canais de comunicação em que você se encontra.

Inclusive, um bom diferencial é adicionar um número de WhatsApp Business para a sua clínica ou consultório.

Afinal, o aplicativo está presente em 98% dos celulares brasileiros, como mostra a pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opnion Box, em 2021.

No entanto, ressaltamos neste tópico que a necessidade de estar presente em todos os meios varia de negócio para negócio. 

Dessa forma, é necessário um estudo sobre o seu público-alvo e, assim, direcionar os esforços para onde quer que estejam, como os e-mails e números de telefones, por exemplo. 

Portfólio

Por fim, mas igualmente essencial, crie um portfólio com imagens de tratamentos que acompanhou e causaram grande impacto na vida dos pacientes. 

Assim como em qualquer outra divulgação de sua imagem, apresente o material dentro das boas práticas do Código de Ética Odontológica.

Aposte nas tecnologias digitais para alavancar seu consultório

Em suma, os pacientes agora estão online e para garantir o sucesso do seu consultório é necessário criar um site e garantir o contato com novos pacientes.

O marketing odontológico faz toda a diferença entre uma experiência positiva ou desinteresse em conhecer o seu consultório.

Portanto, siga as nossas dicas apresentadas aqui e, muito em breve, novos contatos serão feitos e sua agenda estará cheia. 

Quer uma dica extra? Contrate um software odontológico para atender todos com qualidade. O uso de um sistema de gestão permite que o dentista, a secretária e toda a equipe façam uma boa gestão de seu consultório de uma maneira rápida e dinâmica.

A partir deles é possível gerir a sua agenda de consultas e exames, fazer o controle financeiro e ainda manter uma relação próxima com o seu paciente.

Curtiu? Então, conheça o Codental e conte com o apoio de um software odontológico criado para facilitar a sua vida!

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