SEO On Page e Off Page: diferenças e aplicações

Hoje, estar na Internet é crucial para que uma empresa consiga alcançar mais clientes e aumentar sua rentabilidade.

Cada vez mais as pessoas têm ficado mais tempo na internet por sua infinita gama de informações. Isso significa que estamos com o hábito de pesquisar a solução de nossos problemas na internet, para que os especialistas das áreas possam nos dar uma resposta.

Por isto, devido à concorrência, estar presente na Internet não é o suficiente, é necessário utilizar métodos capazes de destacar seu espaço, que aumentem sua visibilidade.

E para ajudar a sua visibilidade, conte com as técnicas de SEO em seu site! Neste conteúdo, vamos conhecer as principais ações de SEO que vão melhorar a visibilidade e autoridade do seu site na internet.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que permite melhorar organicamente o ranqueamento do seu site ou blog. Em outras palavras, ele coloca seu site no topo dos resultados nos buscadores, como o Google.

Mas para isso, existem dois modelos, o SEO On e o Off page. Vale ressaltar que ambos são de muita importância para o posicionamento digital de uma marca.

Quer aprender o que é e como colocar as duas formas em prática para alavancar seus resultados? Continue acompanhando este conteúdo!

SEO On Page

Modelo SEO On Page é uma série de técnicas utilizadas dentro do seu site. Entre as técnicas de posicionamento interno estão o conteúdo, o uso de palavras-chave, title-tag, meta description e urls amigáveis.

Palavras-chave

Para definir as palavras-chave, basta pensar quais são as maiores dúvidas do seu público-alvo e quais são as suas “dores”, justamente porque o conteúdo será criado em cima disso.

Depois, é só pensar em termos que já são familiares para seu público e otimizá-las.

Imagine uma clínica odontológica que recebe diariamente diversas perguntas feitas por seus pacientes sobre utilização de aparelho para bruxismo. Seu conteúdo deverá ser otimizado pela palavra aparelho para bruxismo!

Conteúdo

Esse é um dos tópicos chaves para que sua estratégia seja bem sucedida. Não basta apenas criar textos, precisa ser relevantes para o seu público.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais dispostas a buscarem e acessarem conteúdos mais completos, como este que você está lendo.

Seguindo o exemplo de clínicas odontológicas, imagine que um cirurgião dentista seja questionado sobre quanto custa em média um implante dentário. Dado isso, o seu conteúdo não precisará demonstrar preços, mas sim contar o motivo de alguns valores através de detalhes sobre mão de obra, material, durabilidade… 

Title tag

São os títulos que estão inseridos nos blogs. Esses títulos precisam ser chamativos e objetivos, conter de uma a duas palavras-chave e estarem no formato de heading tags (h1, h2, h3), caso sejam conteúdos longos.

Por exemplo: Se sua clínica é especializada em clareamento dentário e vocês possuem uma bisnaga de clareamento, opte por utilizar como palavras-chave “clareamento dentário” ou “bisnaga de clareamento”.

Sabemos que o título do seu site aparece nas páginas de busca, então certamente ele será o primeiro contato dos usuários com a sua página. Sendo assim, seja sempre fiel em seus títulos. Entregue em seu conteúdo exatamente o que foi descrito e seja coerente.

Meta description

É um resumo do conteúdo onde o usuário vai se deparar ao acessar determinado site. O objetivo é atrair e estimular o maior número de pessoas a clicar e acessar o conteúdo.

Este é o espaço que você tem para se destacar das outras opções. É preciso convencer o usuário em poucas palavras de que o conteúdo oferecido pela página é relevante para sua pesquisa.

Url amigável

O endereço da sua página é como se fosse a cara da sua página. Ele permite que o usuário tenha uma prévia do conteúdo que é abordado dentro do domínio.

Utilizar termos claros na composição, utilizar as palavras-chave que deseja ranquear são ótimos para obter uma boa colocação do seu site nos mecanismos de busca.

Mas vale se atentar a URL, geralmente ela é criada automaticamente pelo site. Caso necessário, precisa alterá-la. Ter um URL amigável faz diferença em sua estratégia.

Por exemplo: Uma página do seu domínio possui conteúdos sobre problemas odontológicos e seus tratamentos, como o do bucaro na gengiva. Uma URL cheia de números, símbolos e com muitos caracteres é menos atraente do que uma URL que contenha o assunto que já possui uma prévia do assunto a ser discutido.

Observe:

  1. www.meuconsultorio.com.br/bg.Ob5U5nM2T10x
  2. www.meuconsultorio.com.br/buraco-na-gengiva
SEO Off Page

Esse modelo está relacionado aos trabalhos realizados com links externos. Nem sempre uma pessoa irá cair diretamente no seu site ou blog, mas você pode criar caminhos para ela chegue até você, por meio de outros sites.

Isso porque os buscadores entendem que se aquela página foi referenciada por outro blog de qualidade, significa que ela é relevante.

Parcerias

Para que essa estratégia funcione, você precisará de parceiros. Esse parceiros são sites e blogs para que eles insira seu link nas páginas deles. Mas vale ressaltar que a linkagem precisa fazer sentido.

A contextualização conta muito na hora de ranquear. Por isso, vale a pena investir para encontrar parceiros que tenham a mesma linha de conteúdo ou que estejam na mesma área.

Botões de compartilhamento

Invista em CTAs – Call to Action. Eles são botões que convida o usuário/leitor a tomar uma ação. Colocar botões de compartilhamento em sua página na web é um meio rápido e prático para que as pessoas que chegarem até lá possa replicar o conteúdo para outros canais.

Sem dúvidas, essa é uma técnica que reforça a autoridade do seu site na internet, além de aumentar o tráfego.

Conclusão

Neste conteúdo, você conferiu o que é SEO e quais são os seu dois modelos. Também conferiu que apesar de serem modelos diferentes são complementares em uma estratégia de Marketing Digital.

Portanto, hoje, investir em SEO é o meio mais seguro e rápido de ganhar autoridade e melhorar o ranqueamento do seu site.

Agora, mão na massa!

Produzido por Ana Laura Ferreira | Redatora da Clínica Ideal

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About the Author: Ismael Azevedo

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