Seguro de responsabilidade civil para dentistas: qual a importância?

Seguro de responsabilidade civil para dentistas: qual a importância?

Você já ouviu falar sobre seguro de responsabilidade civil para dentistas? De uma maneira simplista, o seguro protege os profissionais em ações judiciais que possam ser responsabilizados por ferimentos ou danos materiais durante o curso do trabalho.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado contar com uma seguradora, uma vez que imprevistos acontecem e uma ação judicial pode tomar grandes proporções e prejudicar a sua credibilidade no mercado.

Além disso, uma condenação judicial impacta diretamente a parte financeira do seu consultório e o seu psicológico.

Por isso, é essencial conhecer as ferramentas para ajudar a proteger você, sua equipe e toda a história do seu consultório de futuros problemas. 

Acompanhe o texto de hoje no blog do Codental

O que é o seguro de responsabilidade civil para dentistas?

O seguro de responsabilidade civil protege o profissional e/ou o consultório de pacientes que alegam danos materiais e/ou morais durante a prestação do serviço.

Em outras palavras, esse tipo de seguro cobre danos causados de forma involuntária aos pacientes no exercício da profissão.

Assim sendo, o seguro garante que o cirurgião-dentista e/ou sua equipe não fiquem desamparados frente aos altos valores das ações judiciais, uma vez que ele reembolsa aos assegurados os valores gastos no processo de defesa. 

entenda a importância do seguro de responsabilidade civil para dentistas

Em que situações o dentista é acionado judicialmente? 

A responsabilidade do cirurgião-dentista no exercício de sua profissão é uma obrigação de ordem penal, civil, ética e administrativa. 

De acordo com artigo da Revista da Odontologia, caso seja comprovado um resultado lesivo ao paciente, por imprudência, imperícia ou negligência, o cirurgião-dentista ficará sujeito às penalidades previstas no Código Civil. 

Dessa forma, o profissional é obrigado a reparar o dano a seu paciente e indenizá-lo de acordo com a consequência provocada.

Imprudência

Segundo o Dicionário, imprudência significa agir sem cautela, fazer de forma precipitada.

Em outras palavras, o responsável toma uma atitude sem o cuidado exigido e necessário.

Dentro da nossa realidade, seria o caso de iniciar um tratamento sem antes colocar os EPIs obrigatórios, por exemplo.

Imperícia

Já a imperícia é configurada como a inaptidão e falta de conhecimento técnico para a realização de determinada atividade.

Logo, dentro da odontologia, é quando um profissional não domina os conhecimentos básicos da função ou oferece uma especialidade sem ter a habilidade exigida.

Negligência

Por fim, a negligência representa uma ação de descuido, falta de uma observação analítica sobre os cuidados que o profissional precisa seguir. 

Ou seja, a falta de aplicação do conhecimento técnico e científico a favor da plena saúde do paciente. 

Importância do seguro de responsabilidade civil para dentistas

De uma maneira geral, as pessoas estão mais exigentes em relação aos produtos e serviços que utilizam e isso tem origem em dois fatores.

Primeiramente, estamos em uma era totalmente competitiva em que diversas empresas do mesmo segmento estão competindo pela atenção e credibilidade junto ao consumidor. E a área da saúde está inclusa!

Ao mesmo tempo, a Odontologia é sofre com uma série de fobias e receios dos pacientes. Dessa forma, muitos pacientes ficam mais atentos e rígidos às ações do dentista ou da equipe odontológica.

A solução para ambos os casos é ter um atendimento humanizado, criar um ambiente leve e manter uma boa relação com os pacientes da sua clínica. 

Ainda assim, nenhuma organização está imune a erros e, consequentemente, a repercussão deste caso – sejam elas judiciais ou na sua reputação profissional. 

Segundo um estudo divulgado na Biblioteca Científica Eletrônica, as ações judiciais relativas à odontologia buscam, principalmente: 

  • indenizações por danos morais e materiais;
  • indenização pela má qualidade da prestação de serviços odontológicos; 
  • negativa de cobertura de procedimento e/ou materiais por planos de saúde.

Por isso, é importante que o dentista conte com uma apólice de seguro de responsabilidade civil para cobrir eventuais danos corporais e/ou materiais causados a terceiros.

Assim, o cirurgião-dentista tem tempo e tranquilidade para se defender, pois o seguro cobre gastos com os honorários advocatícios, acordos, indenizações etc.

Quais as coberturas do seguro de responsabilidade civil para dentistas?

Atualmente, existem diversas seguradoras que disponibilizam o RC para dentistas. Elencamos aqui, as principais coberturas oferecidas para profissionais: 

  • Custo de defesa – despesas com honorários advocatícios, laudos periciais e demais despesas judiciais ou extrajudiciais para a defesa de uma reclamação.
  • Indenização – importância devida a terceiros em decorrência de condenações judiciais.
  • Acordo judiciais – negociação entre as partes, desde que autorizado pela Seguradora.
  • Despesa emergencial –  reembolso de despesas emergenciais para evitar problemas judiciais.
  • Despesa de publicidade –  em casos de grande repercussão midiática, algumas seguradoras disponibilizam o apoio de um especialista em relações públicas a fim de orientá-lo a minimizar os danos à imagem da clínica.

Tenha mais segurança e confiabilidade com o apoio de um software odontológico 

Por fim, sabemos que cada ferramenta pensada para os dentistas e secretárias faz toda a diferença na gestão do consultório odontológico e no cuidado com os pacientes.

Pensando nisso, desenvolvemos um software odontológico intuitivo para manter as principais informações da sua clínica ou consultório em um único.

Com o Codental, é possível conferir a sua agenda em qualquer hora e lugar, checar a anamnese do paciente e incluir outras observações importantes sobre o paciente. Diminuindo, inclusive, o risco de cometer erros como os que poderiam levar ao acionamento de um seguro!

Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado e gerir melhor o seu relacionamento com o paciente. 

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *