Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Negócios

Secretária de dentista: qual a sua função na clínica odontológica?

secretária de dentista

A secretária de dentista é fundamental para o pleno funcionamento do consultório odontológico. 

Além de realizar os atendimentos dos pacientes, ela atua como o braço direito dos cirurgiões-dentistas sempre ligada na agenda do profissional.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Afinal, as agendas dos dentistas servem como um guia de como será o dia e as secretárias estão sempre lá para oferecer todo o suporte necessário.

Você tem interesse na profissão? Então, acompanhe no texto de hoje do blog do Codental, um guia sobre a rotina das secretárias de dentistas e habilidades fundamentais para se destacar. Confira! 

O dia a dia da secretária de dentista

o que faz a secretária de dentista

Não é segredo para um profissional de odontologia que a secretária tem um papel crucial na boa gestão do consultório odontológico.

De uma forma geral, elas atuam na organização e controle da agenda, atendimento aos clientes, gerenciamento do financeiro, entre outros. 

Em clínicas odontológicas maiores, é comum termos cargos distintos para as recepcionistas e a secretária de dentista.

Nesse contexto, as recepcionistas são responsáveis pelo acolhimento e recepção dos pacientes, enquanto a secretaria atua ainda mais próxima às equipes odontológicas.

Além disso, as secretárias são o primeiro ponto de contato com os pacientes e registram as informações iniciais para cadastro.

Por isso, muitas pessoas confundem o trabalho da secretária com os profissionais ASB e TSB, que registram dados mais específicos e relevantes para o tratamento odontológico.

Qual a diferença entre a secretária de dentista e ASB ou TSB?

Para quem ainda não está familiarizado, os termos ASB e TSB se referem, respectivamente, ao Auxiliar de Saúde Bucal e ao Técnico de Saúde de Bucal.

Em suma, esses profissionais trabalham em conjunto com o cirurgião-dentista dentro do ambiente odontológico.

Apesar das diferenças entre as duas funções, eles auxiliam o profissional durante um tratamento, cuidando e higienizando os materiais odontológicos, auxiliam os dentistas no tratamento e fornecem indicações aos pacientes sobre os cuidados a serem tomados após a consulta, por exemplo. Resumindo, a atuação destes profissionais ocorre antes, durante e depois do atendimento, mas sempre atrelado aos procedimentos feitos pelo dentista.  

Por outro lado, os serviços da secretária de dentista envolvem organização, comunicação e dinamismo para interagir com os pacientes e garantir um atendimento eficaz. 

Habilidades essenciais para secretária de dentista

secretária de consultório odontológico

Além de realizar o atendimento aos pacientes, a secretária de clínica odontológica tem uma rotina agitada para atender as necessidades do consultório. 

Imagine o equipamento de raio-x pifando antes de um procedimento. Ela com certeza terá o contato da manutenção em mãos para resolver o problema com prontidão. 

Ao mesmo tempo, com o auxílio de um software odontológico, como o Codental, as secretárias podem assumir um papel mais estratégico no relacionamento recorrente com os pacientes

Por falar nisso, abraçar as inovações é uma habilidade importante para as secretárias evoluírem junto com as tendências do setor. Conheça outras: 

Boa comunicação

A princípio, a secretária é uma das primeiras pessoas a interagir com os pacientes, muitas vezes antes mesmo da consulta. 

Dessa forma, elas são responsáveis por colher os primeiros dados do paciente e, em alguns casos, explicar as informações iniciais sobre um determinado tratamento.

Assim, ter boas habilidades de comunicação ajudam a engajar o paciente e garantir mais credibilidade para o consultório.

Ao mesmo tempo, o time da secretaria precisa conhecer alguns termos e equipamentos essenciais para a rotina do cirurgião-dentista a fim de entrar em contato com os fornecedores e parceiros. 

No entanto, isso não significa que é preciso uma linguagem formal e rígida. O recomendado é seguir uma linguagem formal, mas simples e dinâmica para toda a sua base.

Empatia

A empatia é uma das habilidades essenciais para a secretária criar uma boa relação com os pacientes.

Imagine um paciente chegando ao consultório reclamando de dor de dente e a secretária diz que é só uma dorzinha. Além de impactar no relacionamento, essa atitude pode fazer com que o paciente não retorne e divulgue uma imagem negativa sobre o consultório.

Portanto, por se tratar de uma área da saúde, devemos sempre agir com empatia e supor que os pacientes estão com receio em se consultar.

Nesse sentido, a fobia de dentistas também é um aspecto muito comum e toda a equipe precisa de uma postura confiante e acolhedora. 

Organização

As atividades da secretária exigem muita organização, uma vez que ela é responsável por controlar as consultas e o atendimento dos pacientes. 

Dessa forma, elas precisam saber priorizar o que é mais importante e ter uma visão holística sobre o funcionamento do consultório

Só para exemplificar, construir um planejamento dos atendimentos semanais junto com os dentistas auxilia na gestão do tempo com mais qualidade.

Ao mesmo tempo, ajuda as secretárias a separarem os papéis e documentos do paciente no arquivo do consultório para uma consulta mais rápida.

Já que esse processo por si só demanda muito tempo, o ideal é contar com o Codental e reunir todas essas informações em uma única tela.

Pensamento inovador

As inovações digitais na odontologia chegaram para facilitar a vida das secretárias e dos dentistas.

Por isso, a secretária de dentista com um bom conhecimento tecnológico tem uma skill importante para promover um ambiente mais organizado, conectado e humano.

Atualmente, aplicativos e softwares odontológicos direcionam as horas gastas com separação de papéis, agendamento de consultas manualmente, organizações de pastas, para ações estratégicas que façam a diferença no cuidado com o paciente.

A partir deles é possível gerir a sua agenda de consultas e exames, anexar todas as informações do paciente em um único lugar e ainda manter uma relação próxima com o seu paciente.

Curtiu? Então, conheça o Codental! Em um clique as secretárias e dentistas têm acesso a todas as informações do consultório em apenas três menus: Agenda, Pacientes e Financeiro

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.