Redes sociais influenciam a imagem do dentista

Atualmente as redes sociais influenciam (e muito!) a imagem do dentista. Pensando na importância desse assunto, e como afeta a rotina destes profissionais, nada melhor do que esclarecer sobre isso nesta quinta-feira, 03 de outubro: o Dia Mundial do Dentista!

Boa leitura!

A internet transformou a forma como as pessoas buscam informações. Contudo, as redes sociais mudaram os relacionamentos entre marcas e consumidores. Há casos de funcionários de determinadas empresas publicarem opiniões machistas ou preconceituosas, causando um boicote dos consumidores da marca. Em determinadas situações, esse colaborador foi demitido.

O fato é que uma vez publicado, estará ali para sempre o conteúdo. Embora as redes sociais tenham um cunho mais pessoal, ainda sim são conferidas pelas empresas. No caso da Odontologia, muitos pacientes têm conferido a vida do profissional contratado e seus trabalhos realizados.

Sendo assim as redes sociais para dentistas devem ser repletas de empatia e carisma, mostrando que o profissional realmente se importa com o bem-estar daqueles atendidos. Portanto, compartilhar artigos e vídeos que esclareçam dúvidas e procedimentos pode ser um bom gerador de conteúdo com valor.

O que não pode conter, segundo o CFO:

Há algumas limitações impostas quanto à anúncios, propagandas e publicidades pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em seu Código de Ética Odontológica – Capítulo XVI. Sendo assim, tanto publicações de redes sociais como outros materiais de Marketing não devem conter, entre outros:

  • Preços de serviços e ofertas gratuitas;
  • Temas que impliquem comercialização;
  • Propagandas enganosas ou abusivas;
  • Técnicas e tratamentos sem comprovação científica;
  • Dados pessoais de pacientes sem sua autorização.

Resumidamente, as publicações não podem causar nenhum tipo de constrangimento para o público em geral, menos ainda desvalorizar a profissão. Além disso, não podem quebrar o sigilo profissional, ética e veicular informações falsas ou enganosas.

O que pode ser feito:

Como mencionado anteriormente, pode-ser compartilhado artigos e vídeos que esclareçam dúvidas e procedimentos. Isso gera conteúdo de valor e qualidade para seus pacientes. Outro ponto muito importante é definir quais as redes sociais que utilizará. Cada uma tem sua finalidade e propósito.

  • Se escolher o LinkedIn, use uma foto mais profissional e preencha todos os campos para deixar claro seu currículo e o quanto pode contribuir com a Odontologia;
  • Não dê indiretas para chefes e colegas de trabalho, demonstra falta de profissionalismo e ética;
  • Pratique sua habilidade de comunicação, trocando ideias com os pacientes que seguem seu perfil nas redes sociais. Não exagere em termos técnicos da área, busque dominá-los e, assim, explicá-los de forma didática aos pacientes.

Gostou desse conteúdo sobre como as redes sociais influenciam a imagem do dentista? O Codental tem mais sobre a presença de dentistas nas redes sociais.

Aproveitamos para desejar um ótimo Dia Mundial do Dentista aos parceiros. Vocês fazem a diferença na área! Continuem contando conosco para transformarem as rotinas de suas clínicas e consultórios odontológicos.

 

You May Also Like

About the Author: Maria Carolina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *