Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Atendimento

Prontuário eletrônico odontológico: quais suas principais vantagens?

Prontuário eletrônico odontológico

O prontuário eletrônico surgiu como uma alternativa moderna para organizar e armazenar as informações dos pacientes em um sistema online que possibilita o acesso sempre que necessário.

Além disso, os registros eletrônicos dos tratamentos dos pacientes garantem mais segurança e agilidade no controle dos dados do seu negócio. 

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Por isso, se você ainda não conhece os benefícios que essa ferramenta pode trazer para você e sua equipe, o texto de hoje no blog do Codental foi feito para você! Acompanhe com a gente.

O que é prontuário eletrônico?

A princípio, o prontuário do paciente é um documento extremamente importante para os profissionais da saúde, pois é onde ficarão disponíveis todas as informações relevantes sobre o paciente.

Dessa forma, os prontuários eletrônicos surgiram como uma forma de registro abrangente sobre a saúde do paciente e de fácil acesso pelos profissionais.

Além de ser obrigatório, o acesso rápido ao histórico atualizado de um paciente permite avaliações mais completas e, consequentemente, mais segurança.

Quais informações precisam constar em um prontuário eletrônico? 

Em resumo, o prontuário do usuário precisa conter as seguintes informações:

  • Dados Pessoais: nome completo, data de nascimento, endereço e os números para contato, histórico clínico, entre outros;
  • Anamnese: respostas ao questionário feito com o paciente para identificar possíveis alergias, restrições a algum medicamento, entre outros; 
  • Laudos de exames: análises complementares (urina, sangue), ultrassonografia, RX, ressonância e exames laboratoriais em geral;
  • Diagnósticos e indicações de tratamentos odontológicos;
  • Odontograma: formulário odontológico descrevendo  a situação em que se encontra cada dente;
  • Prescrição médica: registro de todas as medidas indicadas ao paciente, como cuidados específicos e os medicamentos prescritos.

Ou seja, o prontuário é uma forma simples de manter todas as informações do paciente em um único lugar.

Nesse sentido, o prontuário eletrônico facilita ainda mais o acesso e um atendimento personalizado, uma vez que a ferramenta pode ser utilizada em qualquer hora e lugar. 

A melhor forma de utilizar a ferramenta é através de um software odontológico, por meio de um computador, tablet ou celular para acessar os dados do seu paciente. 

Agora, vamos falar das principais vantagens de ter um prontuário eletrônico em sua clínica ou consultório.

Quais as principais vantagens de ter um prontuário eletrônico? 

O prontuário eletrônico é uma das tecnologias no setor odontológico e que auxiliam seu consultório a conquistar um atendimento único para os seus pacientes. 

Além disso, os benefícios dos registros eletrônicos incluem:

1. Atendimento dinâmico

Por meio do prontuário eletrônico, é possível melhorar todos os aspectos do atendimento ao paciente, incluindo segurança, eficácia, comunicação e eficiência.

Com o acesso remoto simplificado, o profissional pode acessar todos os dados dos seus pacientes em poucos toques de tela.

2. Redução de custos

Um dos principais benefícios do prontuário odontológico é a facilidade de acesso às informações do paciente.

Só para exemplificar, ao pesquisar o nome completo do paciente, o profissional e sua equipe conseguem acessar rapidamente todas as informações que listamos anteriormente: a anamnese, o odontograma, etc.

Ou seja, mais agilidade no atendimento e tempo para você disponibilizar para outras demandas. 

Além disso, com os registros eletrônicos você elimina gastos extras com papéis, impressões e torna sua empresa mais sustentável, promovendo uma melhor experiência para os seus pacientes e sua equipe. 

3. Segurança com os dados do seu paciente

O uso do prontuário eletrônico garante mais segurança para as informações e tratamentos dos seus pacientes.

Uma vez que as agendas e os papéis podem ser facilmente perdidos ou danificados, os registros eletrônicos ficam armazenados em servidores com uma cópia de segurança.

Em outras palavras, mesmo que o computador, tablet e celular que você costuma utilizar o software dê um problema, basta você fazer o login em outro aparelho para ter acesso a todas as informações do seu paciente.  

Enfim, são muitos benefícios que o prontuário eletrônico odontológico pode trazer para a sua clínica ou consultório, não é mesmo? 

Com o Codental você tem o apoio de um software odontológico criado para facilitar a sua vida!

O prontuário eletrônico do Codental tem uma interface simples e que reúne as informações dos seus pacientes em uma única tela, acessível a qualquer hora e lugar. 

Por fim, estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode modernizar a sua clínica. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias!

Banner no artigo "Prontuário eletrônico odontológico" para teste gratuito

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.