Odontologia humanizada: a importância do atendimento que acolhe o paciente

Odontologia humanizada: a importância do atendimento que acolhe o paciente

Você sabe o que é a odontologia humanizada? De uma maneira geral, ela busca oferecer um atendimento único e próximo da realidade do seu paciente. 

Antigamente, visitar um consultório dental era caracterizado como um processo metódico com foco apenas na manutenção do cuidado bucal. 

No entanto, oferecer um atendimento humanizado independente da área de atuação é de extrema importância.

Isso porque esse processo envolve um tratamento igual para todos, garantindo respeito, dignidade, integridade física e acolhimento em situações de um anseio emocional. 

Logo, esse cuidado torna-se ainda mais relevante, uma vez que muitos pacientes sofrem com fobia de dentistas, seja pelo imaginário popular de que o dentista é sinônimo de dor ou por conta de algum trauma de outros tratamentos.  

Dessa forma, a humanização na odontologia busca dar mais tranquilidade aos pacientes, oferecendo um atendimento diferenciado e de qualidade, o que impacta diretamente em uma agenda cheia e no sucesso do consultório.

Vamos conhecer mais sobre o tema? Confira o texto com a gente!

O que é a odontologia humanizada?

A odontologia humanizada preza pela empatia durante toda a relação com o paciente
A odontologia humanizada preza pela empatia durante toda a relação com o paciente

Como citamos no início do texto, os atendimentos dentro dos consultórios odontológicos são, historicamente, mais metódicos e técnicos.

Só para exemplificar, o paciente chega ao ambiente odontológico, preenche uma ficha, aguarda o dentista, é atendido e, por fim, simplesmente recebe o diagnóstico e o receituário.

Antes de tudo, isso não significa que o atendimento é certo ou errado. No entanto, dificilmente o paciente se sentiu integrado sobre as informações recebidas e pode optar por uma segunda opinião.

Nesse contexto, faltou o acolhimento do paciente como uma pessoa, ou seja, tornar a relação humanizada.  

Para isso, você deve pensar no atendimento do seu paciente de uma maneira holística, desde a recepção até o pós-consulta ou pós-operatório.

Ao mesmo tempo, a odontologia humanizada exige uma escuta ativa e o constante trabalho da empatia. 

Por isso, converse com ele e escute os seus anseios em relação ao consultório: se existe algum procedimento que causa desconforto, algum equipamento que gere ansiedade, como é a sua saúde e seu bem-estar…

A partir desse entendimento, o seu cliente, mesmo o mais novo deles, sentirá que não está sozinho

Essa atitude simples cria uma relação de confiança e fidelização com os seus pacientes que é essencial para o sucesso do consultório e uma população mais consciente sobre os cuidados bucais. 

Segundo pesquisa do IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, realizada em 2020, menos da metade da população brasileira (49,4%) se consultou com um dentista nos últimos 12 meses antes da entrevista.

Contudo, com o atendimento humanizado seus clientes se sentirão mais seguros e, com isso, a tendência de retornarem cresce.

Como ter um atendimento humanizado em seu consultório?

A odontologia humanizada garante um relacionamento duradouro com os pacientes.
A odontologia humanizada garante um relacionamento duradouro com os pacientes.

Entretanto, o conceito vai além de atitudes positivas. Também toca na responsabilidade do profissional ao oferecer os melhores materiais e uma comunicação aberta e dinâmica, deixando claro como a clínica ou consultório odontológico trabalha. 

Sendo assim, a humanização se encaixa perfeitamente em um negócio de sucesso e que prioriza as pessoas.

Afinal, pacientes não podem ser tratados como números de sua planilha eletrônica. O paciente precisa (e quer) viver uma experiência única. 

Sabe como você pode proporcionar isso? Confira as nossas dicas: 

  • Troque a cadeira por uma cama odontológica, deixando os pacientes mais relaxados, especialmente obesos e gestantes;
  • Investir em uma luz relaxante para o consultório, desde que ainda permita a boa visualização do interior da boca dos pacientes;
  • Já na recepção, a humanização na odontologia é fundamental. Com transformações simples na decoração e também na playlist na sala de espera é possível garantir um ambiente mais harmonioso. 

Para te ajudar, nós abordamos o assunto recentemente e, inclusive, sugerimos listas prontas do Spotify. Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra!

Além disso, nosso software odontológico foi desenvolvido para aprimorar o cuidado e atenção à saúde de cada paciente. 

Com o Codental, você tem acesso a anamnese e todas as informações do paciente em um único lugar

Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado e gerir melhor o tempo da sua consulta preparando os instrumentos e equipamentos para um paciente que demande um cuidado especial. 

Torne-se um dentista humanizado com o apoio de um sistema de gestão simples e dinâmico! Você, com certeza, sentirá os efeitos positivos. E melhor: seus pacientes ficarão encantados pela sua marca.

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia! 

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