Medo de ir ao dentista: como ajudar seus pacientes

O medo de ir ao dentista infelizmente é muito comum entre a população, especialmente nas crianças. Ele pode aparecer por causa de traumas ou tratamentos mal sucedidos no passado. Além disso, existe um pensamento entre as pessoas de que ir ao dentista é sinônimo de dor e sofrimento. Você dentista, sabe como ajudar seus pacientes?

Continue a leitura porque o Blog Codental preparou quatro dicas!

A Odontologia fez avanços incríveis nos últimos anos, proporcionando tratamentos agradáveis e simplificados aos pacientes. Recentemente, falamos sobre o quanto as impressoras 3D revolucionaram a área. Contudo, as crianças não têm noção dessas melhorias e muito menos da importância do acompanhamento odontológico. Portanto, o papel do dentista é ainda maior e mais desafiador.

Coloque-se no lugar do paciente

A visita ao dentista traz alguma dor ou desconforto, certo? Porém, apenas isso não deveria gerar medo. Ele aparece por causa da ansiedade e impotência também. Existem pacientes que sofrem horas antes e até nos dias que antecedem a consulta, resultando em estresse, aumento da pressão arterial e dores no corpo.

Sendo assim, pense se fosse ao contrário: você com todas essas sensações. Não é legal, né? Portanto, coloque-se no lugar do paciente e lembre que, se para você é um ambiente de trabalho, para outros se torna um local de pavor. A partir desse entendimento e empatia, seu cliente, mesmo o mais novo deles, sentirá que não está sozinho.

Humanize a clínica ou consultório

Torne o ambiente mais alegre e estimulante. Trabalhe com cores vivas, cadeiras confortáveis, serviço de copa e até acessibilidade. Aqui no Blog propomos aos parceiros cinco passos que tornam a experiência do paciente mais agradável. Essas atitudes contribuem com uma maior humanização, além de permitirem que o paciente se sinta melhor, como se estivesse em casa. Isso reduz muito o nível de estresse.

Não deixe os equipamentos à vista

Sabemos o quanto são chamativos os equipamentos de trabalho. Por isso, esconda-os antes do paciente entrar. Pelo menos os cortantes. Ao ver as ferramentas, o paciente observará e, com o medo, pensará para que servirão em seu tratamento. E o problema é que os equipamentos da Odontologia são parecidos com os cirúrgicos. Imagine, ainda, no caso de uma criança. Esse medo será ainda maior!

Contudo, você que é da área sabe que as ferramentas são capazes apenas de auxiliar no tratamento do paciente. Mas ele não! Se o cliente enxerga os aparelhos, provavelmente o medo aumentará.

Demonstre com sua equipe o profissionalismo!

Quando o paciente chegar em sua clínica ou consultório, sua equipe deve se apresentar de forma calorosa. Da mesma forma, quando atendê-lo, é necessário que você dentista mostre muita confiança. Essa é uma ótima maneira de acalmar os pacientes e não deixá-los com dúvidas em relação ao tratamento e também ao profissional escolhido.

Como vimos, é um trabalho a longo prazo. São muitas atitudes que podem ser tomadas para que o paciente não tenha medo. E você deve estar preparado para qualquer situação. Conte com o Codental nesta jornada! Além desse material, semanalmente preparamos textos sobre assuntos pertinentes para seu crescimento. Acompanhe!

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About the Author: Maria Carolina

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