Marketing de indicação: entenda como utilizá-lo na sua clínica ou consultório

Marketing de indicação: entenda como utilizá-lo na sua clínica ou consultório

Você já ouviu falar em marketing de indicação? Como o próprio nome sugere, ele consiste na divulgação do trabalho do dentista através da indicação dos próprios pacientes. 

Dessa forma, esse tipo de comunicação é popularmente conhecido como “boca a boca”, e é uma das formas mais antigas e eficazes de atrair novos clientes para negócios de todo o tipo, incluindo pacientes para seu consultório. 

Pode parecer um assunto distante, que depende exclusivamente da vontade e do interesse do paciente em recomendar sua clínica. 

No entanto, existem ações simples que você pode pôr em prática para estimular que o marketing de indicação seja uma das melhores ferramentas de valorização do seu trabalho. 

O que é marketing de indicação e quais suas vantagens

Como vimos logo no início do texto, marketing de indicação, ou referral marketing, consiste na disseminação voluntária que seus próprios clientes fazem do seu trabalho para outras pessoas. 

Ou seja, no caso dos consultórios, quando os pacientes ficam satisfeitos com o atendimento e com o serviço, passam a apresentá-los a parentes, colegas e amigos.

Assim, essas pessoas podem virar novos pacientes. Em seguida, se eles também se sentirem acolhidos e satisfeitos, eles repassam a experiência a outros grupos, repetindo o processo. 

Segundo um estudo da Criteo, 68% dos consumidores iniciam uma jornada de compra através de indicação, e não por mecanismos de busca.

Em relação à prestação de serviços relacionados à saúde, essa confiabilidade tende a ser ainda maior. 

Portanto, ao investir no marketing de indicação, você está construindo caminhos para ter um retorno mais rápido das campanhas de marketing odontológico

Além disso, essa prática traz alguns benefícios muito interessantes para sua clínica ou consultório de dentista: 

  • Fidelização dos pacientes atuais; 
  • Maior facilidade de conseguir novos pacientes;
  • Criação de uma rede de confiança;
  • Divulgação gratuita e voluntária.

Para utilizar o marketing por indicação de maneira natural e eficiente, podem ser realizadas algumas ações simples, como veremos a seguir. 

Dicas para implementar o marketing de indicação na clínica odontológica 

Não é novidade que um dos pontos mais importantes para o crescimento de uma clínica odontológica é a satisfação dos pacientes. 

Além de prestarem um serviço de excelência, com tratamentos precisos e eficientes, é preciso investir nos relacionamentos interpessoais. 

Por isso, separamos algumas dicas muito importantes para te ajudar a construir esses laços de afeto:

Conheça seus pacientes

Antes de tudo, o primeiro passo para desenvolver o marketing de indicação no seu consultório de dentista é conhecer seus pacientes e identificar qual o perfil daqueles que divulgam o seu trabalho

Essas pessoas, geralmente, são as mais satisfeitas em relação ao atendimento. Ao identificá-las, você segmenta seu público e passa a fazer investimentos mais assertivos. 

Uma boa forma de coletar essas informações é através dos feedbacks e das caixinhas de sugestões ou de comentários, que podem ser deixadas na recepção. 

É muito importante entender quais os pontos que mais agradam os pacientes, qual novidade poderia ser implementada e como superar suas necessidades. 

Outra maneira de ter controle sobre as indicações é perguntar, na hora de fazer o cadastro do paciente, como ele ficou conhecendo o trabalho da clínica. 

Construa boas relações com os colegas dentistas

O marketing de indicação não é feito somente pelos pacientes. Outros dentistas também podem divulgar o seu trabalho. 

Supondo que uma paciente de um ortodontista esteja precisando de um outro especialista, como um cirurgião-dentista para fazer um tratamento de canal.

A tendência é que, em casos como esse, o paciente peça referências para seu próprio dentista. E uma dessas indicações poderia ser você.

Para criar essa boa relação, procure conversas com colegas durante cursos que você fizer e busque estabelecer parcerias. 

O marketing de indicação é comum quando o paciente se sente parte importante do consultório.
O marketing de indicação é comum quando o paciente se sente parte importante do consultório.

Marque presença nas redes sociais

Antes de colocar em prática o marketing de indicação, é muito importante consultar as regras de publicidades dos órgãos reguladores do exercício da odontologia. 

Segundo o Código de Ética Odontológica, não é permitido, por exemplo, divulgar o valor das consultas e dos tratamentos nas propagandas ou qualquer outro tipo de publicação.

Apesar de haver algumas restrições para o uso das redes sociais pelas clínicas e consultórios, elas são essenciais para que as pessoas possam conhecer o seu trabalho 

Ferramentas como Instagram e Facebook, muitas vezes, servem de porta de entrada para que os pacientes encontrem sua clínica. 

Através delas, o consultório deixa claro como é o seu atendimento e, por isso, é fundamental ser cordial e atencioso em qualquer uma das redes. 

Uma boa sugestão é interagir com os seguidores sempre que possível, respondendo comentários, realizando enquetes e tirando dúvidas. 

Mas lembre-se de que nenhum dentista pode sugerir tratamentos ou medicamentos de forma online. A consulta presencial é obrigatória. 

Um outro ponto interessante é investir em um site odontológico, com conteúdos relevantes, que sejam considerados referência para a área. 

Dessa forma, as pessoas se sentem mais seguras para compartilhar suas postagens e, consequentemente, divulgar o nome do seu consultório

Ofereça um bom atendimento

O atendimento da clínica começa no primeiro contato com o paciente. A maneira como a secretária atende o telefone para a marcação da consulta já revela um pouco da cultura da clínica

É essencial receber todos os pacientes com simpatia e paciência, antes, durante e depois das consultas. 

Nos consultórios odontológicos, é comum receber pessoas com medo de dentista e, por isso, também é fundamental demonstrar empatia. 

Procure explicar, de forma simplificada, como serão feitos os tratamentos e se coloque à disposição para esclarecer dúvidas e prestar todo o apoio necessário. 

A utilização de um bom software odontológico auxilia nessa tarefa de prestar um bom atendimento. 

Os processos automatizados permitem, por exemplo, a confirmação automática de consulta, que relembra o paciente do horário do seu atendimento. 

Além disso, eles contam com ferramentas de envio personalizado de mensagens no aniversário dos pacientes, o que faz com que eles se sintam queridos e acolhidos. 

Como vimos durante o texto, o marketing de indicação é uma excelente ferramenta de divulgação da sua clínica. Para aumentar a credibilidade do seu consultório, clique aqui e saiba criar uma relação duradoura com o seu paciente. 

Codental

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