Gestão de consultório odontológico: 7 dicas para um bom gerenciamento

Gestão de consultório odontológico: 7 dicas para um bom gerenciamento

A princípio, o profissional de odontologia tem como objetivo iniciar os atendimentos e poder promover os cuidados com a saúde bucal das pessoas. Nessa jornada, muitos optam por abrir seu próprio negócio e acabam pecando exatamente na gestão do consultório odontológico.

O consultório precisa de uma estrutura bem projetada, tanto no espaço físico quanto em equipamentos e itens para o conforto e segurança do paciente, além da execução de tarefas administrativas e de apoio à equipe.

Além disso, o gerenciamento do consultório está diretamente relacionado ao atendimento e satisfação do paciente.

Assim sendo, no texto de hoje no blog do Codental, elencamos sete dicas para aprimorar a gestão do seu consultório. Confira com a gente!

Confira 7 dicas para uma boa gestão do consultório odontológico

1. Preze pela organização

A princípio, a organização é um passo fundamental para aprimorar a experiência do seu paciente e garantir uma boa gestão do consultório.

Só para exemplificar, o prontuário eletrônico odontológico é uma inovação na odontologia que facilita muito a rotina de secretárias e dentistas.

Com o resumo das informações do paciente em um único lugar, o atendimento no consultório é mais assertivo e dinâmico, promovendo mais agilidade e qualidade no atendimento.

Além disso, com o uso de um software odontológico você consegue acessar as informações do paciente em qualquer hora e lugar, facilitando a organização da sua agenda para que você tenha mais tempo para outras atividades do dia a dia. 

2. Tenha um controle de finanças

Fazer o controle do caixa de uma forma analítica, sem deixar passar nenhuma conta a pagar ou a receber, é uma tarefa difícil e que demanda uma boa organização.

Por isso, uma das principais dicas para uma boa gestão de consultório odontológico e de contabilidade para dentistas é separar as finanças pessoais das contas da empresa.

Ao utilizar o caixa do seu negócio como “step” para suas despesas pessoais, você não consegue identificar onde usa mais dinheiro e o que precisa mudar diante de sua realidade financeira.

Do mesmo modo, você precisa pensar no fluxo de caixa, controle de todas as saídas e entradas da clínica ou consultório, para destinar corretamente o dinheiro no pagamento das contas, capital de giro e o lucro.

3. Seja o líder da sua equipe

Em sua maioria, as empresas atuam com uma equipe de trabalho e nos consultórios odontológicos o apoio de outros profissionais é essencial.

Por isso, ter uma boa gestão de pessoas também é um ponto de gerenciamento importante para o sucesso da sua clínica.

Com o suporte necessário para que eles possam se desenvolver, de forma pessoal e profissional, toda a equipe será capaz de trazer mais inovações e conhecimento para o consultório.

Portanto, atue como um líder e ofereça o melhor apoio para os seus colaboradores, sempre de forma ética e profissional, com uma gestão que incentive a evolução e o reconhecimento pelo bom trabalho.

4. Invista em marketing digital

Atualmente, as pessoas estão mais presentes na internet e as pesquisas por dentistas e tratamento odontológicos também são maiores.

As estratégias de clínicas e consultórios no marketing digital são uma excelente ferramenta para divulgar o seu serviço, bem como gerar interação e reconhecimento com o paciente que busca a sua solução. 

Por exemplo, uma das estratégias do marketing digital é a criação de conteúdos informativos para o público-alvo, de forma que o paciente encontre em seu consultório a segurança e o conhecimento necessários para agendar uma consulta.

Antes de começar a desenvolver as estratégias digitais, é importante ficar atento às limitações legais impostas para a área de odontologia pelo Código de Ética Odontológico (Aprovado pela Resolução CFO-118/2012)  em seu capítulo XVI.

5. Crie laços com seus pacientes

A boa gestão do seu consultório odontológico está diretamente relacionada à satisfação dos seus pacientes, bem como à qualidade do atendimento e dos seus serviços.

Por isso, conte com a sua equipe e invista em um atendimento humanizado, com mais tranquilidade e acolhimento aos medos dos pacientes. 

Ao mesmo tempo, utilize as novas tecnologias odontológicas para garantir aos seus pacientes tratamentos mais eficazes e seguros e agilidade no atendimento, minimizando o tempo dos pacientes no consultório. Mais bem-estar sem comprometer os resultados.

6. Fornecedores de confiança

Outra dica valiosa é ter bons fornecedores para garantir a reposição imediata dos produtos essenciais para a rotina no consultório, principalmente os insumos descartáveis.

Para manter o consultório odontológico em ordem e sem correr o risco de ficar sem insumos, faça o controle de estoque com frequência e mantenha uma lista de bons parceiros sempre à mão.

7. Conte com ajuda de um software de gestão

Por fim, o uso de um software de gestão permite que o dentista, a secretária e toda a equipe façam uma boa gestão de seu consultório de uma maneira rápida e dinâmica.

A partir deles é possível gerir a sua agenda de consultas e exames, fazer o controle financeiro e ainda manter uma relação próxima com o seu paciente.

Curtiu? Então, conheça o Codental e conte com o apoio de um software odontológico criado para facilitar a sua vida!

Em um clique você tem acesso a todas as informações do paciente e do consultório divididas em apenas três menus: Agenda, Pacientes e Financeiro.

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar a organização da sua clínica. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias

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