Franquias odontológicas: vale a pena investir?

Franquias odontológicas: vale a pena investir?

Muitos dentistas, principalmente recém formados, ficam na dúvida entre atender em uma clínica ou abrir um consultório próprio. Mas existe uma outra opção bem interessante: as franquias odontológicas. 

Esse tipo de negócio tem como principal característica a unidade administrativa, ou seja, a padronização de produtos e serviços. 

A franquia odontológica pode ser interessante não só para os dentistas iniciantes como também para clínicas que já estão há muito tempo no mercado.

Ficou curioso para saber como o trabalho das franquias é executado? Leia o conteúdo de hoje e, no final do texto, descubra quais são as franquias odontológicas de mais sucesso no Brasil.  

Como funcionam as franquias 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as franquias mais populares no Brasil são as da Boticário, de cosméticos, e o McDonald´s, do setor alimentício. 

Os exemplos nos ajudam a identificar as especificidades das franquias: todas têm o mesmo padrão, independentemente do lugar onde elas estão fixadas. 

As franquias são, portanto, modelos de empreendimento onde os proprietários da empresa, chamados de franqueadores, concedem o direito de uso da marca ou da patente aos investidores, conhecidos como franqueados. 

Esse tipo de negócio também é chamado de franchising, e o intuito é que os franqueados ofereçam os produtos e os serviços de acordo com o modelo definido pela franqueadora

A escolha da decoração, da localização e o formato do trabalho que será oferecido também são especificados pela franqueadora. 

Para manter o padrão, as empresas franqueadoras disponibilizam capacitações para os colaboradores da nova franquia e fornecem assistência técnica e administrativa

As franquias odontológicas seguem esses critérios. Para saber se vale a pena você investir nesse sistema, continue a leitura!

Vantagens e desvantagens das franquias odontológicas

Assim como em praticamente todas as áreas da vida, nossas escolhas trazem vantagens e desvantagens. A solução para tomar as melhores decisões é buscar um equilíbrio entre esses pontos. 

A seguir, vamos mostrar os principais benefícios e os possíveis prejuízos em optar pelo sistema das franquias odontológicas. 

Vantagens

Para se tornar um franqueador, o negócio deve ser submetido a uma formatação prévia, exigida pela Lei do Franchising. 

Também é obrigatório que as franqueadas registrem sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, e façam um planejamento estratégico de, pelo menos, cinco anos. 

A marca franqueada já é testada e reconhecida no mercado. Dessa forma, isso pode aumentar as chances de sucesso e destaque em relação à concorrência.  

Ao adquirir uma franquia odontológica, os profissionais recebem uma estrutura montada para colocarem a clínica em funcionamento de forma rápida e eficiente.

O apoio da franqueadora acontece desde o acerto dos primeiros detalhes, como a escolha da localização, dos móveis, das cores e da identidade visual. 

Isso deixa o dentista empreendedor mais seguro em relação na hora de dar passos importantes, como a inauguração da clínica e a divulgação de novos serviços.

Um outro benefício das franquias odontológicas é relativo aos fornecedores. Os donos ou sócios das franquias conseguem negociar os insumos com descontos maiores. 

Dentista que busca por franquias odontológicasDe forma resumida, as principais vantagens são:
  • Marcas reconhecidas;
  • Estrutura montada;
  • Apoio da franqueadora;
  • Melhores negociações com fornecedores

Agora, é hora de ver o outro lado e pensar nos pontos que podem ser negativos em relação às franquias odontológicas.

Desvantagens de franquias odontológicas

A pouca flexibilidade e a interferência constante da rede franqueadora podem ser um problema para quem gosta de organizar a própria gestão do consultório.

A terceirização das decisões é uma questão importante, principalmente, para quem que já tem um consultório ou um local próprio que comportaria uma clínica. 

A localização das franquias é definida pela franqueadora, com base em pesquisas de mercado. Pode ser que esse local não seja o escolhido por você e, nesse caso, seria interessante tentar um acordo. 

Uma das principais dúvidas em relação às franquias odontológicas é ligada ao custo de aquisição. Ele varia bastante de acordo com a área, mas, geralmente, o valor é alto. 

Esse primeiro investimento, a longo prazo, pode valer a pena. Desde já, se o dentista fosse abrir um consultório próprio, ele também teria gastos com compra de equipamentos e aluguel. 

A diferença é que, nas clínicas particulares, o profissional não paga algumas taxas que são obrigatórias para as empresas franqueadoras. 

Além da taxa de franquia, existe uma taxa mensal de publicidade, que pode chegar a 5% do faturamento bruto da unidade e os royalties, pagos pelo uso da marca. 

Em relação a valores, é importante destacar que as franqueadoras também estabelecem o preço dos serviços em todas as unidades franqueadas. 

Essa falta de autonomia para fazer reajustes pode impactar na relação entre a clínica e os dentistas contratados. 

Para facilitar sua decisão sobre ter ou não uma franquia de odontologia, vamos recapitular, de forma sintetizada, os pontos negativos. 

De forma resumida, as desvantagens são:
  • Pouca flexibilidade;
  • Localização
  • Taxa de franquia;
  • Preço pré-estabelecido de serviços.

A questão das vantagens e das desvantagens pode ser apenas uma questão de perspectiva. Se, para alguns, o padrão pré-estabelecido é um ponto positivo, para outros ele pode soar como falta de liberdade. 

Por isso, para ter a certeza de que vale a pena fazer esse investimento, é importante que o investidor conheça sua própria realidade e seus planos futuros.

Se você percebeu que as franquias odontológicas são o melhor caminho para você, confira, a seguir, algumas das franquias que estão prosperando no ramo da odontologia. 

A Codental pode ajudar você 

As franquias odontológicas tem se mostrado bastante rentáveis no país. São muitas opções no mercado, e cada uma delas com foco em uma área específica.

Independentemente da opção que o dentista escolher, entre consultórios, clínicas ou franquias odontológicas, o Codental oferece as melhores funcionalidades do mercado para sua gestão. Confira todos os recursos no nosso site

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias

Banner no artigo "EPIs na odontologia" para teste gratuito

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *