Fotografia odontológica: uma ferramenta indispensável na odontologia moderna

Fotografia odontológica: uma ferramenta indispensável na odontologia moderna

A fotografia odontológica tem um papel importante para os cirurgiões-dentistas, desde a relação com o paciente até o estudo científico de cada caso.

Além de documentar a evolução do tratamento, as fotos permitem ao paciente visualizar a sua condição bucal do ponto de vista do profissional e, assim, entender mais facilmente o tratamento recomendado.

No entanto, antes de realizar qualquer ação com a imagem do paciente, é necessário um termo de consentimento assinado e seguir as boas práticas do Código de Ética Odontológica do CFO. 

Pensando na importância do tema, eu e a equipe do Codental listamos as principais recomendações e algumas dicas sobre fotografia odontológica. Acompanhe com a gente!

A importância da fotografia odontológica

Segundo o dito popular, “uma imagem vale mais do que mil palavras” e isso também vale para a odontologia.

Assim sendo, um dos principais benefícios da fotografia odontológica é mostrar para o paciente, de modo visual, os resultados alcançados e, em alguns casos, o objetivo por trás de um tratamento sugerido.

Por exemplo, em um cenário que o aparelho ortodôntico corrigiu a mordedura do paciente, é importante demonstrar em imagens que o objetivo vai muito além da parte estética.

Da mesma forma, a fotografia na odontologia possibilita um planejamento digital dos próximos passos, uma vez que as imagens podem ser inseridas na ficha do paciente com um software odontológico.

Ao mesmo tempo, os registros servem para os cirurgiões-dentistas divulgarem os resultados em artigos e publicações científicas, bem como se comunicar com laboratórios e outros profissionais que precisam de acesso ao caso, como o protético dentário, por exemplo. 

A importância da fotografia odontológica

Fotografia odontológica de acordo com o CFO

Antes de tudo, os profissionais cirurgiões-dentistas e sua equipe devem se atentar às regras e boas práticas definidas pelo Código de Ética Odontológica.

O documento foi criado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), órgão responsável pela legislação e fiscalização das atividades relacionadas à saúde bucal.

Inclusive, a atual Resolução do CFO trouxe uma série de novidades sobre a divulgação de fotografias odontológicas: 

  • autorizada a divulgação de imagens de pacientes e imagens referenciando o diagnóstico e conclusão (antes e depois) dos tratamentos dentários;
  • fica autorizada a divulgação de autorretratos (selfies) de cirurgiões-dentistas, acompanhados de pacientes ou não, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal;
  • fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião-dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal;
  • em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.

No entanto, é importante reforçar que para divulgação das imagens o CFO coloca como obrigatório o uso do termo de consentimento e de uso de imagem.

Descomplique a gestão da sua clínica! Baixe o nosso Termo de Uso de Imagem e outros modelos de contrato

Equipamentos fotográficos na odontologia

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a fotografia odontológica, é hora de colocá-la em prática no seu consultório ou clínica.

Portanto, vamos descobrir mais sobre os equipamentos e como cada um contribui para um resultado de qualidade dentro do seu objetivo.

Câmera e smartphones

Atualmente, os smartphones são o principal meio para fotografarmos, tanto os nossos momentos especiais, o dia a dia ou uma coisa importante, que precisamos lembrar mais tarde.

Além disso, a principal vantagem dos smartphones na fotografia odontológica é permitir que o profissional tire uma foto e insira-a diretamente na anamnese do paciente, com a ajuda de um software odontológico.

No entanto, apesar dos avanços, via de regra as imagens feitas em celular geralmente tem uma qualidade mais baixa no que diz respeito aos pixels e tamanho da foto. 

Portanto, a melhor alternativa para o profissional que tire fotos para apresentar em palestras ou eventos científicos, em que é necessário ampliar a imagem, são as câmeras DSLR.

A câmera DSLR possui excelente qualidade de imagem, velocidade de operação e maior profundidade de campo.

Além disso, a câmera profissional permite acoplar diferentes tipos de lentes e, assim, fotografar a cavidade oral do paciente sem precisar ficar tão próximo, por exemplo.

Lentes

Como adiantamos ali em cima, as lentes fazem total diferença na hora de fotografar a região interna da boca dos pacientes.

Isso porque ela permite aproximar a imagem da câmera sem perder a definição e, com a ajuda do flash, ter uma visão ampla sem ser tampado por sombras. 

Flash ou Ring Light

Ao passo que as lentes servem para aproximar a fotografia da boca do paciente, o flash ou ring light criam uma iluminação direcionada que facilita a visão do profissional e do paciente.

Só para exemplificar, a luz do flash ajuda a evidenciar nas fotos pequenas cáries que são de difícil observação do paciente, principalmente na parte superior da boca.

Ou seja, uma alternativa eficaz para convencê-lo da necessidade de tratamento.

Tenha mais esse diferencial com o apoio de um software odontológico 

Em resumo, a fotografia odontológica oferece mais facilidade para todos envolvidos com sua clínica ou consultório.

Uma dica simples para utilizar esse diferencial na atenção à saúde de cada paciente é o uso de um software odontológico.

Com o Codental, você tem acesso a anamnese, registro dos receituários e todas as informações do paciente em um único lugar

Além disso, com a nova versão do nosso aplicativo, você consegue tirar fotos e anexá-las ao prontuário do paciente direto no celular.

Dessa forma, você apresenta um atendimento personalizado e pode criar um planejamento para as suas consultas, intercalando tratamentos mais pesados com consultas de rotina e garantindo uma melhor gestão do seu tempo.  

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia.  

Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias!

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *