EPIs na odontologia: 5 equipamentos que todo dentista precisa utilizar

EPIs na odontologia: 5 equipamentos que todo dentista precisa utilizar

A odontologia é uma das profissões da saúde mais afetadas por microrganismos, como vírus e bactérias, devido ao contato direto com a cavidade oral dos pacientes e a disseminação de aerossóis durante a consulta. Por isso, a relevância dos EPIs na odontologia.

Você sabe quais são os equipamentos de segurança essenciais para os dentistas? No texto de hoje do blog do Codental, falamos sobre a importância destes itens e listamos os 5 equipamentos que você precisa começar a usar hoje mesmo. Confira!

Qual a importância dos EPIs na odontologia?

Os EPIs, ou equipamentos de proteção individual, são itens destinados a prevenir os riscos à saúde e segurança do trabalhador

As atividades realizadas pelos profissionais de odontologia envolvem procedimentos geradores de aerossol e contato direto com a mucosa bucal dos pacientes.

Por isso, os equipamentos para os cirurgiões-dentistas são obrigatórios, uma vez que evitam o contato dos profissionais com microrganismos nocivos presentes na rotina odontológica.  

No entanto, os itens só realizarão a tarefa de forma eficiente se os profissionais mantiverem uma rotina de cuidados básicos como:  

  • Manter as unhas aparadas;
  • Não utilizar maquiagem e acessórios (pulseiras, anéis, brincos);
  • Higienizar constantemente as mãos e punhos;
  • Cabelos presos e barbas aparadas.

De maneira geral, vírus e bactérias alojam-se nos itens citados acima e podem gerar uma contaminação cruzada em seu paciente. 

Da mesma forma, os profissionais devem utilizar os equipamentos apenas no local de atendimento, evitando a contaminação de outros espaços e de terceiros (ou por eles).

Inclusive, o uso de EPIs é uma importante prática de biossegurança na odontologia, a fim de preservar a saúde e segurança do profissional, da sua equipe e dos pacientes.  

EPIs na odontologia: 5 equipamentos que todo dentista precisa utilizar

EPIs na odontologia: principais equipamentos

Além de garantir a proteção dos profissionais da saúde para doenças já conhecidas, em março de 2020 o mundo foi sacudido pela pandemia do COVID-19.

Assim, considerando o risco de contaminação pelo novo coronavírus durante a assistência odontológica, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), lançou o manual: Biossegurança – Adequações técnicas em tempos de Covid-19.

Segundo as informações do manual, listamos os 5 EPIs essenciais para o cirurgião-dentista promover o cuidado com a sua saúde e do paciente.

1. Equipamento de proteção respiratória (EPR)

O primeiro EPI citado no manual da CROSP são os equipamentos de proteção respiratória, as peças faciais filtrantes – PFF2 ou N95.

Apesar de serem confundidos com máscaras, principalmente no período do Coronavírus, os EPRs são respiradores recomendados para proteção contra aerossóis, assim como partículas virais (ex: SARS-CoV-2) e outros microrganismos.

O uso de respiradores recomendados garantem uma proteção extra para o seu paciente, uma vez que o contato durante os atendimentos é bem próximo.

Nesse sentido, o uso da máscara cirúrgica não protege o usuário de infecções transmitidas por aerossóis, pois sua vedação no rosto é precária. Portanto, só a utilize quando não tiver um EPR em mãos.

Além disso, fique atento se o equipamento está cobrindo totalmente o nariz e a boca durante o atendimento e, sempre que o item ficar úmido, faça a sua substituição por outro modelo para garantir a sua eficácia.

2. Avental e Jaleco

Da mesma forma, os jalecos e aventais são destinados à proteção contra respingos, produtos e secreções.

Segundo a recomendação do Manual de Biossegurança, os profissionais devem utilizar aventais descartáveis e impermeáveis com fechamento traseiro

Já os jalecos precisam ser adequadamente higienizados após o uso. Por conter uma grande carga de agentes infecciosos, o recomendado é que o item seja utilizado apenas no ambiente odontológico e seja higienizado separadamente de outras roupas.

3. Óculos de proteção

O óculos de proteção é um dos EPIs na odontologia de maior importância. A área dos olhos é uma região extremamente sensível e o contato com a mucosa ocular pode causar infecções e inflamações.

Assim, o equipamento protege essa parte tão importante do nosso corpo do contato com respingos e secreções. 

Por isso, em alguns tratamentos, o paciente também precisa utilizar o EPI como forma de preservar a sua saúde.

Ao contrário de outros itens de segurança, o óculos de proteção pode ser utilizado em mais de um procedimento, desde que higienizado adequadamente após cada consulta. 

Vale dizer que os óculos para problemas de visão não substituem o equipamento de proteção individual. Utilize os itens de segurança e cuide de você e do seu paciente!

3.1 Viseiras ou Face Shields

EPIs na odontologia: Viseiras ou Face Shields

Ao passo que o novo vírus impactava em diversas atividades no mundo todo, o uso das face shields foi uma das alternativas encontradas para diminuir os riscos de contágio dos profissionais de odontologia.

De acordo com as recomendações do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, todos os membros da equipe odontológica devem utilizar a viseira sobre o respirador e os óculos.

Juntamente com os outros equipamentos de segurança, as viseiras diminuem a chance de contaminação por aerossóis.

Após o atendimento, as viseiras deverão ser lavadas, desinfetadas e enxugadas com toalhas de papel antes da sua reutilização.

4. Gorro

O gorro, ou touca cirúrgica, é um dos EPIs na odontologia que funciona como uma proteção dupla

Ao mesmo tempo que protege o couro cabeludo dos cirurgiões-dentistas de fluidos do paciente, o item evita quedas de cabelo durante o atendimento.

Nesse sentido, é importante ressaltar que os cabelos devem estar totalmente protegidos no interior do gorro, uma vez que as franjas e “rabos de cavalo” podem servir como fonte de microrganismos ou de contágio pelos aerossóis produzidos durante as atividades no consultório.

Além disso, a orelha deve ser totalmente coberta pelo gorro e, vale lembrar, acessórios como brincos e piercings devem ser removidos anteriormente.

5. Luvas

As luvas são extremamente importantes dentro de um ambiente odontológico. 

Desde a manutenção realizada pelos responsáveis dos serviços gerais do consultório até em uma cirurgia especializada, este item garante a proteção das mãos do contato direto com vírus, bactérias, fluidos do paciente etc.

Visto que a higienização das mãos é uma das principais medidas de prevenção ao vírus da Covid-19, a utilização deste EPI na odontologia reduz o risco de propagação de agentes infecciosos.

Por isso, as luvas para procedimentos de saúde devem ser descartáveis e trocadas a cada procedimento.

Cuidado com você e com o seu paciente

Em resumo, o principal objetivo dos EPIs na odontologia é garantir mais cuidado com a saúde dos profissionais e dos pacientes.

Portanto, utilize os equipamentos de segurança e contribua para um ambiente mais seguro para todos envolvidos com sua clínica ou consultório.

Inclusive, você já pensou em contar para o seu paciente todas as medidas que a sua clínica ou consultório tem tomado para investir em um atendimento de excelência? 

Ao demonstrar que sua equipe está disposta a oferecer as melhores ferramentas, eles se sentem mais seguros em confiar o seu bem-estar “nas mãos” do consultório e, assim, você consegue manter uma relação recorrente com os seus pacientes

Outra dica simples e que vai ajudar muito na experiência de cada paciente com o seu consultório é o uso de um software odontológico.

Com o Codental, você tem acesso a anamnese e todas as informações do paciente em um único lugar. 

Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado e gerir melhor o tempo da sua consulta preparando os instrumentos e equipamentos para um paciente que demande um cuidado especial. 

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias

Banner no artigo "EPIs na odontologia" para teste gratuito

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *