É hora do balanço anual de sua clínica

É isso mesmo que você leu. Chegou um momento do ano bastante necessário para as contas de sua clínica ou até mesmo de seu consultório odontológico. É hora do balanço anual de sua clínica. Nesse sentido, saiba mais sobre a importância dessa atividade e dicas de como tirar melhor proveito desse necessário balanço. 2021 vem aí!

Infelizmente a maioria dos dentistas saem da sala de aula sem qualquer ou pouco conhecimento sobre Contabilidade e Gestão de marcas. Porém as duas áreas são importantes e bastante estratégicas para o crescimento de uma clínica ou consultório.

São muitas leis, regras e encargos que devem ser acompanhados, mesmo sendo um profissional autônomo ou tendo um CNPJ. Por isso, o dentista precisa fazer o planejamento tributário que defina sua forma de atuação no mercado. Com isso, o profissional tem a oportunidade de entender os investimentos, as despesas e aumentar os seus lucros conforme o andamento de sua marca.

Aproveite-se de relatórios

Para realizar o balanço de sua clínica, um recurso muito útil e bastante comum são os relatórios. Eles são ótimos porque lhe fornecem dados reais sobre o seu ano, mês ou trimestre. Contudo, os relatórios tendem a serem complexos e requerem demasiada atenção. O gestor precisa ter em mente que nos relatórios devem conter dados como:

  • Fluxo de caixa;
  • Margem de imprevistos;
  • Gastos sazonais (férias de funcionários ou demissões);
  • Ticket médio por pacientes e etc.
Cuidado ao montar os relatórios

Para montar a sua base de dados a ser analisada, você deve cuidar para não registrar um pouco das informações em papéis e o restante nas planilhas do computador. Por mais que o profissional faça revisões, ainda sim os resultados podem sair errados. Dessa forma, indicamos o uso de um software como o Codental.

Prefira relatórios mais visuais

Certamente os relatórios mais visuais contribuirão com o balanço anual de sua clínica. Isso porque, além do dentista não ser um especialista na área em questão, quando os relatórios são mais visuais, com gráficos, categorias de informações e uma boa formatação, o profissional consegue otimizar o seu tempo. E o que queremos aqui é justamente descomplicar a rotina diária das clínicas e consultórios odontológicos. 😉

Sempre faça um balanço comparativo

É bastante necessário que você também faça um balanço comparativo para o futuro de sua clínica ou consultório odontológico. Quanto mais você analisa, mais conseguirá entender todos os dados para pensar em estratégias inovadoras que favoreçam o crescimento da sua marca, tornando-o uma referência.

Também considere a opinião de seus pacientes

De nada adianta analisar os números e os dados se você não escuta quem realmente importante: o paciente. A satisfação dele é verdadeiramente importante porque implica em considerar custos para a prospecção de novos pacientes. O que é barateado no momento em que os seus pacientes lhe recomendam. É a força do atendimento de qualidade.

Por fim, não esqueça de ter como hábito esse balanço para que no fim de 2021 os números estejam mais consolidados dentro de sua marca. Com números reais você consegue definir muitas das suas estratégias ao longo dos próximos meses do ano.

You May Also Like

About the Author: Ismael Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *