Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Sistema Odontológico

Confirmação de consulta automática: principais benefícios para a clínica odontológica

Confirmação de consulta automática

A confirmação de consulta automática é um processo que ganhou força na área da saúde nos últimos anos. 

Isso porque realizar o agendamento e confirmar a presença com o paciente são partes essenciais para uma boa gestão do consultório odontológico.

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

No entanto, entrar em contato com cada paciente da agenda do dentista é extremamente trabalhoso para as secretárias e equipe de atendimento fazerem de forma manual.

Assim, a tecnologia na odontologia chegou para automatizar esses processos operacionais e contribuir com mais produtividade no seu consultório.

Nesse sentido, no texto de hoje do blog do Codental, listamos os principais benefícios da automatização de mensagens de confirmação de consulta para você implantar hoje mesmo. Confira! 

Como é feita a confirmação de consulta automática?

De uma maneira geral, o processo automatizado é feito com o apoio de um software odontológico.

Com a ajuda de um sistema digital, a clínica odontológica passa a contar com uma agenda online e, assim, enviar mensagens de confirmação para o paciente quando a consulta estiver próxima.

Dessa forma, o paciente consegue interagir direto com a mensagem para confirmar a consulta ou reagendar para uma próxima disponível.

Além disso, é possível criar uma mensagem padrão para enviar para toda a agenda. Esqueça os lembretes e papéis para falar com o seu paciente!

A confirmação de consulta automática garante que o paciente sinta-se cuidado e contribui para uma melhor gestão de tempo para toda a equipe do consultório odontológico.

Confirmação de consulta automática: vantagens

Principais benefícios da confirmação de consulta automática

Infelizmente, a faculdade não nos ensina os desafios de manter o consultório em pleno funcionamento, ao mesmo tempo em que oferece cuidados de saúde de qualidade.

No entanto, podemos te adiantar que manter uma relação recorrente com o seu paciente é um dos passos mais importantes para a estratégia do seu consultório.

Nesse sentido, os lembretes automatizados de consultas têm vários benefícios que contribuem para o sucesso da sua clínica:

1. Diferencial para o seu consultório

Segundo dados da pesquisa da FGV sobre o uso de tecnologia da informação nas empresas, em 2019, o Brasil tinha 230 milhões de smartphones em uso.

Ao mesmo tempo, a pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opnion Box, em 2021, mostra que o Whatsapp está presente em 98% dos celulares brasileiros.

Ou seja, os brasileiros estão cada vez mais conectados e participar dessa transformação é uma grande oportunidade para destacar o seu consultório odontológico.

2. Aumento da produtividade

Como citamos anteriormente, a confirmação de consulta automática libera os membros do atendimento de fazer o processo manualmente. 

Assim, eles têm mais tempo e disposição para cuidar de ações que aumentem a experiência do paciente

Só para exemplificar, com o Codental a equipe odontológica pode entrar em contato com um paciente que não respondeu o lembrete para entender o que aconteceu e relembrá-lo da importância de continuar o tratamento.

3. Melhor gestão da agenda

A agenda do dentista é um dos pontos de maior importância dentro de um consultório odontológico! Ela funciona como o guia que vai ditar toda a rotina do ambiente odontológico.

Por isso, o software odontológico permite uma visão mais ampla e dinâmica sobre as consultas do dia.

Ao mesmo tempo, a confirmação de consulta automática pode ser agendada com alguns dias de antecedência, o que permite aos pacientes confirmar, cancelar ou reagendar suas consultas em tempo hábil

Dessa forma, os pacientes têm menos chances de faltar a consulta e, caso ele reagende, a equipe tem chances de preencher a agenda com pacientes de maior urgência ou em uma lista de espera.

Vale destacar que esse processo auxilia também no fluxo de caixa da sua clínica, uma vez que o retorno dos pacientes será mais padronizado.

Leia também: Contabilidade para dentistas: 5 dicas essenciais para uma boa gestão

4. Engajamento com o paciente

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opnion Box, 76% dos usuários comunicam-se com marcas e empresas via mensageiro eletrônico. 

Nesse sentido, ao utilizar os lembretes automatizados, você tem a garantia de melhorar seu envolvimento com eles. 

Atualmente, algumas pessoas simplesmente se recusam a atender ou fazer chamadas, a menos que sejam forçadas a isso, mas estão de prontidão para responder uma mensagem de texto. 

Por isso, aposte no uso de tecnologias na odontologia para alcançar os seus pacientes onde eles estiverem. 

5. Análise de dados

Com o uso da agenda online e envio de mensagens automáticas, é possível analisar informações do comportamento do paciente.

Só para exemplificar, direto nos dados cadastrais do paciente é informado a frequência às consultas, a anamnese do paciente e observações importantes como alergias e fobias.

Assim, o cirurgião dentista e os membros da equipe têm acesso a dados preciosos para ter uma comunicação assertiva e oferecer um atendimento único.

Confirmação de consulta automática: tenha esse diferencial com o Codental

Em resumo, os pacientes agora estão online e para garantir o sucesso do seu consultório é necessário adotar um software odontológico.

A comunicação com o cliente faz toda a diferença entre uma experiência positiva ou desinteresse em continuar o tratamento.

A confirmação de consulta automática facilita o contato com o paciente e diminui o número de faltas nas consultas, uma vez que o paciente recebe uma alternativa para remarcar a consulta.

Com o Codental é possível manter uma relação próxima com o seu paciente, gerir a sua agenda de consultas e exames e ainda fazer o controle financeiro da sua clínica ou consultório.

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar a organização da sua clínica. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias

Banner no artigo "Confirmação de consulta automática" para teste gratuito

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.