Como ser referência em Odontologia nas redes sociais

Abordamos na semana passada sobre a importância da comunicação para a conquista de pacientes (clique aqui) e também fidelização de pacientes. Sendo assim, investir em uma comunicação de qualidade é garantir o sucesso de sua clínica ou consultório. Agora vamos entender as redes sociais como plataformas de intensa troca com os pacientes, capazes de criar vínculos, simpatia e confiança, da mesma forma que trouxemos a importância de ter um site.

Ser referência na rede de maior utilização do seu público-alvo ajuda na publicidade gratuita dos seus serviços, uma vez que os pacientes poderão indicar para a família e amigos o seu trabalho. Até aqui entendemos a importância e os benefícios. Mas afinal: o que se deve fazer para ser referência?

Escolher a rede social

Com tantas opções de plataformas é preciso ter cuidado e foco. Conhecer o perfil de seus pacientes nas mídias sociais é imprescindível para a eficiência da comunicação. Você pode encontrar essas informações em pesquisas realizadas que levam em conta idade, escolaridade, gênero e outros fatores que explicam um perfil.

De acordo com o relatório de 2018 da We Are Social e Hootsuite, a rede social mais utilizada no Brasil é o YouTube, com 60% dos usuários da internet. Em seguida vem o Facebook, com a maioria de usuárias mulheres entre 18 e 34 anos. A plataforma do Mark Zuckerberg foi por muito tempo a preferida dos profissionais de social media para a interação com o público, mas as restrições de engajamento e alcance orgânico impostas pela plataforma dificultaram o trabalho.

O Instagram ocupa a terceira colocação e, como uma das redes sociais que mais cresce no mundo, tem sido a aposta dos profissionais de Marketing Digital. A rede também apresentou o maior índice de engajamento nas publicações nos últimos tempos, mostrando-se como uma ótima opção para dentistas. Por trabalhar com imagens é possível mostrar o antes e depois dos tratamentos, criar vídeos curtos explicando procedimentos e apresentar a estrutura de sua clínica, por exemplo.

Escolhida a rede de maior foco, vamos ao abastecimento e gerenciamento:

Abastecimento e gerenciamento das redes

Antes de iniciarmos o assunto, deixaremos claro que uma opção não exclui a outra, uma vez que cada rede social possui seus benefícios e singularidades. No entanto, é preciso saber se terá condições de abastecer devidamente os dois perfis. O gerenciamento das redes necessita de produção de conteúdo, estratégias de relacionamento, atenção e disponibilidade.

O primeiro passo é o planejamento, definir o que será publicado, formato utilizado (foto, vídeo, card, áudio, texto e etc), frequência de postagem e horário. Pode parecer simples, mas envolve pesquisa, análise, tentativa e erro. Por isso, assim como se recorre ao dentista para cuidar da saúde bucal, deve-se procurar um profissional da comunicação para auxiliar no abastecimento e gerenciamento de suas redes.

A produção de conteúdos exclusivos e divulgação de seus diferenciais perante ao mercado são essenciais para o crescimento digital da sua marca. Estar atento sobre o que estão dizendo da Odontologia e ficar por dentro dos acontecimentos cibernérticos, como os memes, é indispensável para o relacionamento com o público, lhe tornando referência na área.

Parece que essa comunicação exemplar vai lhe dar trabalho, não é?

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