Como a tecnologia está revolucionando a Odontologia

A inovação tomou conta de nossas vidas, e a área da saúde não ficou de fora. Você sabe como a tecnologia está revolucionando a Odontologia? Vamos mostrar para você em mais um conteúdo Codental! Boa leitura!

O nosso setor está se beneficiando muito com o uso das tecnologias. De acordo com o site Mundo + Tech, na China tem sido muito comum a utilização de robôs para realizar implantes dentários nos pacientes. O país tem demanda de um milhão de implantes por ano. Contudo, não possui cirurgiões dentistas qualificados para toda a demanda.

Em setembro de 2017 um robô realizou sozinho o implante dentário de uma mulher. Pesquisadores criaram implantes em uma impressora 3D e o robô fez a cirurgia com margem de erro mínima.

Muito mais inovações!

Em suma, a tecnologia está revolucionando a Odontologia para tornar os tratamentos dentários confortáveis, menos invasivos, rápidos e precisos. Você tem usado a tecnologia ao seu favor?

A Revista Psychology Today listou seis inovações que transformam o setor e que você pode procurá-los para sua realidade. Pense nos seus pacientes!

  1. Imagem Digital: avanços na tomografia computadorizada de feixe cônico oferecem exames de Raio X com mais velocidade e simplicidade. Quando combinadas com o design assistido pelo computador, podem ser compartilhadas em tempo real com os pacientes, garantindo precisão nos procedimentos e resultados.
  2. Materiais Modernos: Nanopartículas são bons exemplos quando falamos em modernidade. Elas podem ser usadas para procedimentos mais estéticos e também garantem durabilidade de implantes dentários.
  3. Células-tronco: o uso está se popularizando porque facilita a regeneração dos tecidos gengivais ou da polpa dental em dentes danificados, o que evita procedimentos dolorosos aos pacientes.
  4. Realidade Virtual: em muitas áreas a realidade virtual está sendo bem aproveitada, e na Odontologia não é diferente. Essa tecnologia é usada para controle eficaz de dores e ansiedades durante um procedimento de alta tensão.
  5. Robôs: chegaram para preencher a falta de profissionais qualificados, como no caso da China. No Brasil o cenário ainda é diferente, uma vez que estamos no território com o maior número de dentistas do mundo, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
  6. Cadeira odontológica: um equipamento altamente moderno contribui no diagnóstico de apneia do sono, por exemplo, e até servir de terapia ao paciente. Em alguns locais, são implantados até TVs para que a pessoa se sinta relaxada.
Bônus

Aqui vai uma dica extra para você: o uso de softwares odontológicos. Eles são realidade em muitas clínicas e consultórios odontológicos e também são reflexos da revolução da tecnologia na Odontologia. Conforme a dentista Carolina Delboni, ao implantar o Codental em sua clínica, a cadeira quase nunca fica vazia. “Os lembretes via Whatsapp melhoraram significativamente no que diz respeito às faltas dos pacientes”. Ela ainda completa ao dizer que “me auxilia em todo o meu processo de atendimento de forma rápida e digital”.

Conclusão

Realmente a tecnologia está revolucionando a Odontologia! Faça com a dentista Carolina e participe dessa mudança. Converse conosco!

You May Also Like

About the Author: Maria Carolina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *