Auxiliar de dentista: qual a sua função na clínica odontológica?

Auxiliar de dentista: qual a sua função na clínica odontológica?

Você sabe o que faz um auxiliar de dentista? Apesar de muitas pessoas confundirem o seu trabalho com as funções das secretárias, no texto de hoje, vamos mostrar serem cargos diferentes. 

Em suma, o auxiliar odontológico é aquele profissional que oferece um apoio direto ao dentista, visando garantir a qualidade do serviço na hora da realização dos tratamentos.

Assim sendo, o seu trabalho é diferente de um técnico em saúde bucal, que tem outro perfil. Para te ajudar a entender esses pontos, trouxemos esse conteúdo especial. 

Continue a leitura e entenda o que faz um auxiliar de dentista e quais as vantagens de tê-lo na sua clínica. 

O perfil do auxiliar de dentista

O auxiliar de dentista tem um papel fundamental de apoio aos pacientes
O auxiliar de dentista tem um papel fundamental de apoio aos pacientes

Antes de tudo, para exercer a profissão de auxiliar de dentista, é preciso que a pessoa seja maior de idade e já tenha concluído, pelo menos, o ensino médio. 

Na maioria das clínicas e consultórios, os cursos de capacitação na área são exigidos, reforçando a necessidade de preparo e de qualificação. 

Ao mesmo tempo, o auxiliar de odonto deve ser organizado, ter boa desenvoltura interpessoal e ser proativo para se destacar na profissão. 

Afinal, as tarefas que o auxiliar de dentista exerce estão ligadas a ações preparatórias e assistenciais em relação ao cirurgião-dentista. 

Dentre as principais funções estão a montagem das salas e dos equipamentos, o auxílio durante as consultas e a preparação dos aparelhos de diagnóstico.

Muitos auxiliares odontológicos também são responsáveis pela comunicação com o paciente, fornecendo informações sobre o tratamento e atualizando os cadastros

Apesar de ser um trabalho de acolhimento e recepção aos pacientes, o auxiliar de dentista possui atribuições diferentes da secretária odontológica. 

Enquanto o auxiliar de odonto mostra os cuidados a serem tomados durante e depois da consulta, a secretária prepara a organização da etapa anterior. 

Em outras palavras, a secretária trabalha na recepção, acolhendo os pacientes na sala de espera, fazendo agendamento de consultas e trabalhando com a agenda do dentista

Logo, ela vai exercer as funções administrativas e manter o relacionar com o paciente antes e depois do tratamento, e o auxiliar vai garantir um atendimento eficiente durante o procedimento. 

Saiba como dar mais segurança aos atendimentos através dos contratos de prestação de serviço. 

As diferenças entre o auxiliar e o técnico em saúde bucal

Agora que já mostramos o que faz um auxiliar de dentista, também conhecido como auxiliar em saúde bucal (ASB) é importante destacar a diferença entre esse profissional e o técnico em saúde bucal (TSB). 

Ambos os trabalhos são regulamentados pela Lei 11889/08, que torna obrigatório o registo dos auxiliares e dos técnicos tanto no Conselho Federal quanto no Conselho Regional de Odontologia. 

Os técnicos de saúde bucal também trabalham dando assistência aos dentistas e apoiando os pacientes, mas, como o próprio nome já diz, eles possuem mais técnica. 

Isso possibilita que, sob orientação e observação do cirurgião-dentista, eles possam realizar pequenos procedimentos odontológicos. 

Além disso, um técnico pode oferecer capacitações e treinamentos para toda a equipe da clínica, incluindo o auxiliar dentista.  

Para facilitar a identificação das diferenças entre as tarefas, destacamos as principais atribuições do auxiliar de dentista, bem como as atividades do técnico em saúde bucal.

O auxiliar odontológico tem a função de:

  • Preparar o paciente para o atendimento;
  • Ter em mãos a anamnese e o histórico do paciente;
  • Higienizar os materiais;
  • Auxiliar o dentista a manipular os instrumentos;
  • Descartar os materiais nos locais corretos e garantir a biossegurança;
  • Manter o consultório organizado após o atendimento; 

Enquanto isso, os técnicos, além das tarefas realizadas pelos auxiliares, também podem:

  • Remover suturas; 
  • Realizar pequenos procedimentos odontológicos;
  • Oferecer treinamento para a equipe do consultório; 
  • Promover ações educativas sobre higiene e saúde bucal; 
  • Instrumentar o cirurgião-dentista;
  • Fotografar a arcada dentária para fins de tratamento;

Como podemos perceber, na hora do tratamento, o auxiliar de dentista exerce uma posição bem parecida com a do instrumentador cirúrgico na medicina. 

Dessa forma, é essencial que o auxiliar conheça a logística e as etapas de operação que acontecem em um atendimento. Inclusive por isso, é indicada a conclusão do curso técnico em saúde bucal. 

As vantagens de contratar um auxiliar odontológico

O auxiliar de dentista pode tornar o dia do dentista mais fácil e dinâmico
O auxiliar de dentista pode tornar o dia do dentista mais fácil e dinâmico

Para o sucesso de um consultório odontológico, não basta apenas que o dentista seja um excelente profissional. É preciso que ele tenha equipe organizada e engajada

Não é obrigatório que uma clínica tenha secretária, auxiliar de dentista e técnico em saúde bucal. Em clínicas de pequeno porte e consultórios particulares as contratações podem pesar no bolso. 

Nesses casos, é comum que o auxiliar de dentista também desempenhe o cargo de secretária, mas é bom lembrar que o contrário não pode acontecer. 

Como mostramos ao longo do texto, a pessoa que vai trabalhar como auxiliar de dentista deve ter conhecimentos e cursos específicos na área. 

O mesmo ocorre em relação aos técnicos em saúde bucal, que não podem ter suas tarefas realizadas por auxiliares ou secretárias.  

Em consultórios maiores, é interessante, se possível, ter profissionais que exerçam cada uma dessas funções. 

Com um volume grande de atendimentos por dia, a divisão de responsabilidades deixa o trabalho muito mais organizado

A otimização dos processos faz com que os profissionais possam focar mais no aspecto humano, melhorando ainda mais o atendimento da clínica. 

O nosso software fornece todo o suporte necessário para desempenhar esses serviços. Ele reúne toda a ficha do paciente em um só lugar, com funcionalidades muito práticas. 

Por exemplo, o Codental permite a utilização da própria câmera do celular para anexar exames e outros documentos, além de registrar alergias e dados importantes para anamnese. 

Para conhecer todas as ferramentas na prática, agende sua conversa ou inicie o teste grátis por 7 dias!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *