Atendimento Humanizado na Odontologia

Oferecer um atendimento humanizado independente da área de atuação é de extrema importância. Mas você sabe do que se trata? No caso da saúde, esse processo envolve um tratamento igual para todos, garantindo respeito, dignidade e integridade física. Já na Odontologia, torna-se ainda mais relevante na medida que busca um relacionamento de bem-estar com os pacientes que, muitas vezes, têm medo de cuidar da saúde bucal.

Portanto, a Odontologia humanizada busca dar mais tranquilidade aos pacientes, oferecendo um atendimento diferenciado e de qualidade, o que impacta no retorno de seus clientes. Em outras palavras, o pós-atendimento também é muito importante, como fornecer orientações didáticas sobre o que fazer após um procedimento. Por exemplo: o paciente fez um clareamento, logo, você como profissional acessível e preocupado irá explicar quais alimentos são permitidos depois do tratamento.

Como mencionamos no início, os pacientes não cuidam da saúde bucal com frequência. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada em 2015, 55,6% dos brasileiros não buscam consultas no período de um ano. Contudo, com o atendimento humanizado seus clientes se sentirão mais seguros e, com isso, a tendência de retornarem cresce.

Como fazer um atendimento humanizado na Odontologia?

No entanto, o conceito vai além de atitudes positivas. Também toca na responsabilidade do profissional ao oferecer os melhores materiais e uma comunicação aberta e dinâmica, deixando claro como a clínica ou consultório odontológico trabalha. Sendo assim, a humanização se encaixa perfeitamente em um negócio de sucesso e que prioriza pessoas.

Pacientes não podem ser tratados como números de sua planilha eletrônica. O paciente precisa (e quer) viver uma experiência única. Sabe como você pode proporcionar isso?

  • Trocando a cadeira por uma cama odontológica, deixando os pacientes mais relaxados, especialmente obesos e gestantes;
  • Também pode investir em uma luz relaxante para o consultório, desde que ainda permita a boa visualização do interior da boca dos pacientes;
  • Já na recepção é possível ofertar um atendimento humanizado. Isso pode ser feito com transformações simples na decoração e também na playlist na sala de espera. O Codental abordou recentemente o assunto e, inclusive, sugeriu listas prontas do Spotify. Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.

Comece ainda hoje o atendimento humanizado! Você, com certeza, sentirá os efeitos positivos. E melhor: seus pacientes ficarão encantados pela sua marca.

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About the Author: Maria Carolina

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