Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Estudantes

ASB e TSB: quais as principais diferenças entre esses profissionais?

ASB e TSB

Você não é dentista e se interessa em trabalhar como Auxiliar ou Técnico em Odontologia? A atuação de ASB e TSB nos consultórios odontológicos criam perspectivas para quem busca ingressar na área sem a tradicional formação em odontologia. 

Para quem ainda não está familiarizado, os termos se referem, respectivamente, ao Auxiliar de Saúde Bucal e ao Técnico de Saúde de Bucal. Esses dois profissionais são partes essenciais da equipe e que promovem mais qualidade e bem-estar para pacientes e dentistas. 

Aumente sua produtividade com o Codental

+10.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Dessa forma, neste texto do blog do Codental, vamos conhecer melhor sobre a atuação e formação do ASB e TSB dentro do consultório odontológico e quais as diferenças entre cada um. Acompanhe com a gente! 

ASB e TSB: quais as principais diferenças entre esses profissionais? 

ASB – Auxiliar em Saúde Bucal

Os auxiliares de saúde bucal trabalham como parte de uma equipe odontológica, principalmente com dentistas, mas também com especialistas em odontologia, higienistas dentais e protesistas dentários.

De maneira geral, as responsabilidades do ASB estão relacionadas com tarefas preparatórias e de assistência ao profissional. 

Desse modo, a organização, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a capacidade de lidar com adversidades são algumas características de destaque para quem busca uma carreira como auxiliar odontológico. 

No entanto, esses pontos positivos não são o suficiente para atuar em uma clínica ou consultório odontológico.

Ainda mais após a regulamentação da Lei 11889/08, onde o Auxiliar em Saúde Bucal e o Técnico em Saúde Bucal estão obrigados a se registrarem no Conselho Federal de Odontologia e a se inscreverem no Conselho Regional de Odontologia em cuja jurisdição exerçam suas atividades.

Além disso, para exercer a profissão, é exigido, no mínimo, o grau de escolaridade no nível médio, ser maior de idade e, de preferência, ter formação em curso de capacitação de auxiliar em saúde bucal.

Atuação do ASB no consultório odontológico 

Assim, como parte de uma equipe de profissionais da área odontológica, o dia a dia do ASB inclui uma série de atividades:

  • Preparar as salas de tratamento de pacientes para consultas;
  • Comunicar informações sobre o atendimento odontológico e responder a perguntas dos pacientes;
  • Auxiliar durante consultas odontológicas, incluindo instrumentos e equipamentos de posicionamento;
  • Montar e preparar equipamentos de imagem digital e de diagnóstico;
  • Atuar como o primeiro contato do paciente – agendando consultas, enviando lembretes para pacientes, atualizando informações na ficha, entre outros.

TSB – Técnico em Saúde Bucal

Bem como os auxiliares, o Técnico em Saúde Bucal também atua em assistência ao profissional dentista e oferece suporte aos pacientes e membros do consultório.

O TSB possui maior conhecimento técnico para atuar junto do paciente, sob observação do cirurgião-dentista, realizar pequenos procedimentos e coordenar treinamentos para a equipe de auxiliares em saúde bucal.

Portanto, os pontos fortes para quem busca se tornar um técnico em saúde bucal são: ser uma pessoa comunicativa, orientada para os detalhes e criativa.

Além disso, o profissional deve realizar um curso técnico em saúde bucal para aprofundar os conhecimentos na prática odontológica. 

Dessa forma, a atuação do técnico envolve riscos, como a contaminação por agentes biológicos e, consequentemente, maior valor da base salarial. Sendo essa uma das principais diferenças entre o ASB e TSB.

Apesar disso, as profissões compartilham uma semelhança entre si. A regulamentação da lei 11889/08 exige que os profissionais estejam registrados no Conselho Federal de Odontologia e no Conselho Regional de Odontologia. Caso contrário, será considerado ilegal e você corre o risco de ter o seu direito de exercer a profissão cassado. 

Contudo, em ambas as profissões, é necessário a supervisão do cirurgião-dentista. 

Atuação do TSB no consultório odontológico

Além de poder exercer as mesmas atividades do ASB, às responsabilidades do TSB incluem:

  • Participar de treinamentos aos Auxiliares em Saúde Bucal e de outros membros da equipe; 
  • Promover ações educativas com foco na prevenção de doenças bucais;
  • Remover suturas; 
  • Aplicar medidas de biossegurança odontológica durante o uso e o descarte de resíduos; 
  • Realizar isolamento do campo operatório;
  • Instrumentar o cirurgião-dentista; 
  • Fotografar o paciente para uso odontológico;
  • Realizar a limpeza e a antissepsia, antes e depois das cirurgias.

ASB e TSB: o consultório odontológico precisa dos dois?

A princípio, para uma boa gestão de consultórios odontológicos, a resposta é sim. 

Na verdade, a sua clínica deve contar com a quantidade de profissionais que atenda sua demanda, de forma que cada um exerça tranquilamente as suas funções.

Por exemplo, se o ASB é responsável por auxiliar o cirurgião-dentista, ao mesmo tempo que controla a entrada de pacientes, ele pode acabar executando suas funções de maneira incorreta.

Além disso, a desorganização e falhas na comunicação acabam prejudicando a experiência do paciente. Um ponto negativo para a imagem do seu negócio.

Assim, uma dica simples e que pode aprimorar o cuidado e atenção à saúde de cada paciente é o uso de um software odontológico.

Com o Codental, você tem acesso a todas as informações do paciente e do consultório divididas em apenas três menus: Agenda, Pacientes e Financeiro.

Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado e gerir melhor o tempo da sua consulta, com o apoio do ASB e TSB preparando os instrumentos e cuidando das necessidades de cada paciente.

Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar a organização da sua clínica. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias!

Banner no artigo "ASB e TSB" para teste gratuito

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.