5 dicas de SEO para Clínicas Odontológicas

Estar no topo do Google não é algo simples e nem que se consegue do dia para a noite. É preciso conhecer os algoritmos e suas mudanças, conhecer e aplicar técnicas de SEO, entregar informação relevante ao público, dentre outros pontos.

Com a metodologia SEO, que é um conjunto de técnicas que utiliza práticas de otimização em sites, blogs e páginas da web, em geral, é possível tornar sua clínica uma referência no segmento e posicioná-la nas primeiras posições do Google.

Quer saber como conquistar autoridade, aumentar o tráfego do site da sua clínica odontológica e melhorar o número de fechamentos mensais? Então continue a leitura deste conteúdo e saiba 5 dicas de SEO para Clínicas Odontológicas.

Escolha boas palavras-chave

A palavra-chave é o termo que possui ligação com o seu serviço e o seu site visa posicioná-la a fim de receber acessos de novos usuários. Basicamente, se uma clínica especializada em procedimentos estéticos, como clareamento dental, deseja aparecer entre os primeiros resultados, o ideal é que ela trabalhe o termo com especificidade.

Por exemplo, termos relacionados à odontologia como “dentista”, “plano odontológico” ou mesmo “procedimentos estéticos” não serão úteis para que pacientes achem o seu conteúdo ou site no Google.

Já palavras-chave específicas como “clareamento dental em São Paulo” ou “convênio odontológico que cobre clareamento” são mais específicas e, com certeza, trarão um tráfego mais qualificado para o site ou blog.

No geral, ao selecionar palavras-chave faça o seguinte:

  • Use termos do segmento;
  • Use ferramentas de apoio;
  • Pesquise conteúdos sobre os termos escolhidos;
  • Crie conteúdos inéditos sobre as palavras.
Crie conteúdo relevante

Conteúdo é um dos segredos para posicionar a sua marca no Google! Tenha em mente que quando o usuário pesquisa algo e acaba acessando o seu blog é porque ele busca resposta para algo (que está relacionado à busca). Portanto, crie conteúdos com foco na resolução de possíveis problemas que as pessoas enfrentam. Se for falar sobre determinado procedimento, explique como funciona, quais cuidados são recomendáveis, quanto custa, onde encontrar e por aí vai. Quanto mais completo e útil for seu conteúdo, maiores serão as chances de posicioná-lo nas primeiras posições do Google!

Atualize o site

Lembra da informação útil e relevante? Então, para entregá-la é preciso estar a par das atualizações. Por isso, os conteúdos precisam conter dados e informações que agreguem valor ao usuário e se adequem às suas necessidades. Atualizar os conteúdos de acordo com as informações que surgem acerca daqueles temas fazem com que eles sejam relevantes e úteis no longo prazo. Assim, suas publicações tendem a ter melhor posicionamento no Google.

Design responsivo para o site

A palavra responsiva tem como definição algo ou alguém que reage de modo apropriado em diferentes situações. Então, por que não usar esse mesmo conceito no seu site? O Brasil tem atualmente cerca de 70 milhões de brasileiros acessando a internet por smartphones todos os dias. Sendo assim, se você quer aumentar o tráfego da sua página não deve ignorá-los. Usar o design responsivo na sua página significa adequá-la a diferentes dispositivos para que os usuários tenham uma boa experiência de navegação.

Um site com design responsivo possui:

  • Tela adequada ao mobile;
  • Textos com parágrafos curtos;
  • Poucos pop-ups;
  • Conteúdos e informações relevantes;
  • Rapidez de carregamento;
  • Dentre outros.
Use imagens compatíveis ao conteúdo

As imagens no seu blog terão duas funções essenciais: a primeira seria melhorar a experiência do usuário e segunda deixar o seu site visualmente mais agradável. Para que as imagens sejam úteis utilize as que são compatíveis ao tema do conteúdo, como se fossem ilustrações ou “simplificações”.

Por exemplo: se for um post de dicas para contratar um bom convênio dental, use imagens que façam alusão ao conteúdo e ajude o usuário a identificar do que se trata.

Conclusão

O Google passa por mudanças frequentes e com 4 bilhões de buscas diárias passou a ser uma vitrine para negócios de diferentes áreas, inclusive, clínicas odontológicas. Portanto, além de uma estratégia digital consistente, a metodologia SEO é fundamental para que sua clínica seja notada no mercado e conquiste público e autoridade, como se fosse uma referência.

Estas 5 dicas de SEO são sim eficientes e podem trazer bons resultados à sua clínica, porém a metodologia não se resume a elas. O ideal é que você tenha um planejamento de Marketing Digital bem definido e use SEO como um de seus pilares visando resultados de médio e longo prazo.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto.

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About the Author: Ismael Azevedo

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