4 dicas para acabar com a falta de pacientes

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sênior Marketing Assessoria, existem dois problemas principais para a gestão de clinicas odontológicas: falta de pacientes ou de lucro. Vamos nos atentar para a primeira dificuldade, uma vez que a segunda tem a ver com organização financeira, que já tratamos aqui. Segundo o estudo, esse obstáculo está relacionado a quatro pontos-chave: público-alvo, ponto, comunicação e precificação. Se identificou com o problema? Então, vamos à solução!

1º Ponto-chave: Público-alvo

Todo projeto, programa, ação e, principalmente, negócio deve saber quem quer atingir com seus produtos ou serviços. Isso envolve planejamento e, muitas vezes, análise de mercado. Por isso, se estiver abrindo uma clínica ou enfrentando dificuldades na conquista de pacientes, faça uma varredura das opções odontológicas disponíveis na região. Identifique o público que já está comtemplado por outras clínicas e direcione seu negócio aos que estão fora desse perfil. Estabelecer convênios com empresas e associações que acolham seu público-alvo pode ajudar.

2º Ponto-chave: Ponto

Não é novidade que, com a rotina atribulada do dia a dia, busquemos realizar todas as demandas de forma prática. Isso inclui escolher uma clínica odontológica de fácil acesso, poupando tempo de deslocamento e busca de local para estacionar. Certifique-se que está no ponto certo, não esquecendo do 1º ponto-chave, para o seu público-alvo. Além da praticidade, é importante que a estrutura do local seja agradável e atraente. Nós explicamos como fazer isso em cinco passos (clique aqui para saber mais). A visibilidade do ponto também ajuda na conquista de pacientes.

3º Ponto-chave: Comunicação

A comunicação é um aspecto importantíssimo para o sucesso de um negócio, afinal, é a partir dela que o paciente entenderá o propósito da sua clínica ou consultório. Também é por meio dela que você será capaz de conquistar e fidelizar o cliente. É importante se comunicar com clareza, tendo um toque intimista, e de forma adequada ao seu público alvo. Nesse ponto, o software odontológico Codental é uma ótima opção para facilitar a sua rotina e manter a comunicação. Ele possui um sistema de envio automático de mensagens para os pacientes com horário agendado, relembrando a consulta e pedindo confirmação. As mensagens podem ser enviadas pelo WhatsApp ou SMS, escolha de acordo com o perfil dos seus pacientes. Desta forma, o cliente evita esquecimentos e você diminui o número de faltas nas consultas.

4º ponto-chave: Precificação

Qual a sua referência de precificação? Ela está baseada na sua concorrência ou no perfil dos seus pacientes? Os dois aspectos são importantes. Esse é um ponto que deve estar sempre sendo monitorado, observando o que outras clínicas têm cobrado e de que forma você pode ajustar os valores para que caibam no bolso de seus pacientes e ainda sejam lucrativos. Manter os valores ajustados torna você um ótimo competidor no mercado.

E aí, as dicas foram úteis para você? Lembramos que possuir um software odontológico auxilia nesses, e um inúmeros outros, aspectos para o bom andamento de sua clínica. O Codental é um software completo e inovador que organiza e facilita todo funcionamento de seu consultório. Experimente os 14 dias grátis!

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About the Author: Maria Carolina

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